Caixa lança corte histórico nas taxas de juros. O JN vai noticiar?

A Caixa Econômica Federal lança o programa Caixa Melhor Crédito, trazendo um corte histórico nas taxas de juros. O banco  promete juros no cheque especial a partir de 1,35% ao […]

A Caixa Econômica Federal lança o programa Caixa Melhor Crédito, trazendo um corte histórico nas taxas de juros. O banco  promete juros no cheque especial a partir de 1,35% ao mês, crédito consignado a partir de 0,84% ao mês, e juros baixos em outras linhas de crédito para pessoa física e empresas.

Um dos principais alvos é a portabilidade bancária, ou seja, o direito de o correntista trocar de banco, levando inclusive seus financiamentos em curso para a Caixa, trocando por prestações menores.

O Banco do Brasil também já anunciou esse mesmo movimento de corte nos juros. Os bancos públicos estão puxando as taxas para baixo, com apoio governamental, interessado em melhorar a oferta de crédito e em melhores condições para manter a economia em crescimento sustentável.Os bancos privados não estão gostando desta concorrência, apesar de evitar críticas públicas para não atrair antipatia de seus próprios clientes.

Articulam pressionar o Palácio do Planalto em reunião nesta semana e, ao mesmo tempo, procuram tratar com discrição o assunto no noticiário. Afinal, quanto menos as pessoas souberem que estão sendo exploradas, menos correntistas essas empresas perderão. É inegável que o tema é de alta relevância jornalística, pois corresponde ao interesse público de milhões de brasileiros.

Será curioso acompanhar o que dirão os telejornais da TV Globo sobre o assunto. O “Jornal Nacional” é patrocinado por um banco privado, o Bradesco. O “Jornal da Globo” por outro, o Itaú. Só o “Bom Dia Brasil” é patrocinado por um banco público, o Banco do Brasil. Será uma prova de fogo para a emissora demonstrar independência editorial.