Dilma na lista das cem mulheres mais inspiradoras do mundo

Dilma é apresentada como “adolescente de guerrilha socialista” que é atualmente considerada uma “administradora dura e pragmática” (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR – Arquivo)) O jornal britânico The Guardian colocou a […]

Dilma é apresentada como “adolescente de guerrilha socialista” que é atualmente considerada uma “administradora dura e pragmática” (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR – Arquivo))

O jornal britânico The Guardian colocou a presidenta Dilma Rousseff em sua lista das cem mulheres mais inspiradoras da atualidade. Dilma foi citada em reportagem especial publicada ontem. A relação foi elaborada por um grupo de jornalistas, com base em mais de 3 mil sugestões feitas pelos leitores.

A presidenta brasileira aparece na categoria “Política”, ao lado de nomes como Michelle Bachelet (ex-presidente do Chile), Gro Brundtland (ex-primeira-ministra da Noruega), Angela Merkel (chanceler alemã) e Margaret Thatcher (ex-primeira-ministra britânica). O texto de apresentação de Dilma afirma que ela foi uma “adolescente de guerrilha socialista, que resistiu à prisão e à tortura”,e que é considerada uma “administradora dura e pragmática”.

O texto cita ainda a promessa de Dilma de melhorar as condições de vida das mulheres e de ter mulheres no comando de nove dos 37 Ministérios de seu governo, um número recorde na história do Brasil. Ainda de acordo com o The Guardian, Dilma  está enfrentando seu primeiro teste. “Ela já está enfrentando um grande teste – as enchentes recentes que mataram centenas e enterraram cidades inteiras”, diz o jornal.

Segundo a colunista do The Guardian Jane Martinson, a lista é composta de mulheres que são modelo de comportamento em diversas áreas em todo o mundo e que, além de conquistar direitos, ajudaram outras mulheres.

As sugestões de leitores foram consideradas por uma equipe de doze mulheres que incluía ativistas políticas, membros de organizações não governamentais e jornalistas.