Debandada tucana

Feldman era considerado ligado a Serra (à esquerda na foto) e saiu atirando conta Alckmin (Fotos: José Cruz/Agência Brasil e Cris Castello Branco/Divulgação governo de SP) Walter Feldman, fundador do […]

Feldman era considerado ligado a Serra (à esquerda na foto) e saiu atirando conta Alckmin (Fotos: José Cruz/Agência Brasil e Cris Castello Branco/Divulgação governo de SP)

Walter Feldman, fundador do PSDB e considerado serrista, se desligou do partido atirando contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), aprofundando a crise tucana. Atual secretário municipal de Esporte e Lazer do governo de Gilberto Kassab, disse que acompanha a bancada de seis vereadores ex-tucanos que saíram do partido após serem atropelados na controle do diretório municipal pelo grupo de Alckmin. As desavenças começaram em 2008, quando Feldman foi contra a candidatura de Alckmin a prefeito, e engajou-se na campanha de Kassab, que acabou reeleito.

Entre os tucanos que permanecem no partido, o clima é de frustração. “Fomos incapazes de encontrar uma forma de entendimento”, desabafou o ex-governador Alberto Goldman ao Valor Econômico. “O partido não foi capaz de encontrar espaço para todos os grupos.”

Está marcada para maio a convenção estadual do PSDB. Se não conseguir encontrar um nome que represente o partido em 2012, na eleição à prefeitura de São Paulo, a legenda pode ver sua crise interna aumentar. Serra é considerado carta fora do baralho por Goldman, que foi seu vice na eleição de 2006 ao Palácio dos Bandeirantes. O candidato derrotado à Presidência da República pela oposição no ano passado já declarou que não pretende ser candidato. “Temos que buscar outro nome e unidade interna”, diz Goldman.