Protesto contra ‘corrupção da mídia golpista’

Um protesto contra a corrupção da chamada “mídia golpista” – ou velha mídia – está programado para este sábado (17), no vão livre do Museu de Arte de São Paulo […]

Um protesto contra a corrupção da chamada “mídia golpista” – ou velha mídia – está programado para este sábado (17), no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo. 
O ato combate a maneira como os grandes veículos de comunicação selecionam suas coberturas jornalísticas. Cerca de 1.200 pessoas confirmaram presença até a tarde desta quinta-feira (15) na página do evento no Facebook.

O ato foi convocado por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, como uma forma de responder à cobertura dos protestos de 7 de setembro feitos pela grande imprensa contra a corrupção.  “A grande mídia esquece de que ela mesma está entre os maiores responsáveis pela corrupção no Brasil”, descreve o texto divulgado nas rede sociais.

Outra razão para a manifestação, segundo os organizadores, é que a mesma mídia que denuncia apenas nomes e fatos de seu interesse contribuiu para sustentar a ditadura militar no Brasil (de 1964 a 1985) e também poupa os corruptores – quem paga propinas e garante que desvios em contratos públicos se concretizem. Os veículos são acusados de ocultar esse tipo de informação porque as empresas corruptoras seriam também anunciantes.

A convocação se estende a quem “quer ver este país livre de toda a corrupção” dos “barões da mídia”, acusados de “mamar nas tetas do Estado durante o século XX”.