Ranking de carros menos poluentes privilegia os movidos a etanol

Na versão de setembro, carros flex são qualificados como os que menos poluem. Critério passou a levar em conta o carbono sequestrado pelos canaviais

(Foto: Cesar Ferrari/Reuters)

O ministério do Meio Ambiente e o Ibama anunciaram na terça-feira (1º) uma nova versão para a Nota Verde, que classifica os carros de passeio do país, fabricados em 2009, em relação à emissão de poluentes. A classificação depende das quantidade de CO2 e outros resíduos na atmosfera que provoquem aquecimento global ou problemas de saúde nas pessoas.

A primeira versão do ranking, anunciada em setembro, foi criticada pelos parâmetros adotados. Os fabricantes argumentaram que os novos limites haviam entrado em vigor no início do ano e assim não estavam presentes em muitos veículos.

A avaliação não incorporava o sequestro de carbono das plantações de cana-de-açúcar no cálculo da emissão de CO2, principal causador do aquecimento global. A falta desse cálculo colocou os carros flex e à álcool nas primeiras posições da lista de carros mais poluidores.

“O objetivo da Nota Verde é orientar o consumidor”, disse Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente. “Queremos que o consumo consciente cresça cada vez mais, e que assim seja criada uma concorrência positiva entre as montadoras, para que produzam carros mais eficientes”, explicou.

Os 10 menos poluentes

  • Fiat Idea Adventure Dualogic (1.8 l)

  • Fiat Palio ELX Flex (1.8 l)

  • Fiat Siena HLX Flex RST III (1.8 l)

  • Fiat Stilo Flex/Sporting/ Blackmotion (1.8 l)

  • Ford Ka Flex (1.0 l)

  • GM Prisma Maxx (1.0 l)

  • GM Celta Life/Spirit/Super (1.0 l)

  • Citroen C3 EXCL/GLX/XTR Flex (1.4 l)

  • Volkswagen Fox Plus/Route (1.6 l)

  • Volkswagen Spacefox Sportline/Route (1.6 l)

O ministro informou que a nova classificação foi debatida por um grupo que reuniu o ministério, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) e Petrobras. Para ele o novo ranking obteve mais consenso que o anterior e “está mais claro para o consumidor”.

Neste ranking os carros são avaliados por meio de estrelas, sendo que os poluentes CO, NMHC e NOx representam uma estrela cada, além de duas outras relativas ao CO2. “Os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, porque o CO2 liberado é absorvido no processo de cultivo da cana”, explicou o ministro. Quanto mais estrelas, menor é a emissão dos poluentes pelo veículo.

A lista inclui mais de 400 modelos de veículos de passeio fabricados no ano de 2009 – inclusive alguns importados. Ganharam cinco estrelas 22 modelos, todos eles com motores flex (movidos tanto a álcool quanto a gasolina).

Para a Anfavea a divulgação do novo ranking de emissões de carros é relevante e traz um novo elemento de escolha para o consumidor. A lista tem parâmetros mais justos que a anterior e poderá ser melhorada nas próximas edições.

Segundo Minc em 2010 serão feitos novos aprimoramentos como a inclusão de motos, caminhões e ônibus.

A secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Susana Kahn, considera que a Nota Verde pode contribuir para o engajamento da população na questão climática. No dia 7 de dezembro irá começar a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague.

Leia também

Últimas notícias