Temporais

Meteorologia alerta para perigo de tempestades em boa parte do país nesta semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê ocorrência de tempestades em vários estados, em todas as regiões. Há tendência de redução do volume de chuvas no Rio, mas só a partir da manhã de quinta-feira

Reprodução/Prefeitura do Rio
Reprodução/Prefeitura do Rio
Ruas alagadas no Rio após fortes tempestades. Pelo menos 11 pessoas morreram

São Paulo – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê ocorrência de tempestades com risco de queda de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas em boa parte do Brasil nesta semana. Há tendência de redução do volume de chuvas no Rio de Janeiro a partir da manhã de quinta-feira (18), com chuvas mais isoladas. As consequências dos fortes temporais neste final de semana na zona norte do Rio e região metropolitana deixaram pelo menos 12 pessoas mortas. E uma mulher ainda está desaparecida.

Segundo o Inmet, as chuvas são causadas por fenônemos atmosféricos chamados Centro de Baixa Pressão com áreas alongadas de baixa pressão, que influenciam a instabilidade pelo aumento da umidade na atmosfera. E a chuvas previstas são em formato de pancadas, trovoadas e rajadas para Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e Paraná.

Em São Paulo, a semana será predominantemente nublada, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima chegará a 34°C e a mínima será de 21°C.

Segundo meteorologistas do Inmet, a situação de clima no país resulta da junção de uma uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) com chuvas que se deslocam por até cinco dias e sistemas frontais. E, apesar dos indicativos de chuva para o sudeste, SP e Rio devem ter elevação na temperatura desta terça (16) até a próxima quinta. E as temperaturas estarão elevadas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo mapa do inmet, há alerta laranja (chuvas acima de 30mm e ventos acima de 60 km/h), com risco de queda de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.

Região Norte – Amapá, parte do Pará, de Rondônia e do Amazonas;

Regiões Sudeste e Centro-Oeste: Boa parte dos estados do Acre, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e ainda uma pequena parcela no Rio de Janeiro;

Região Sul– Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

Para as demais regiões (alerta amarelo) o Inmet prevê chuvas com menor risco desses problemas todos.

Recomendações do instituto:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de queda e de descargas elétricas;
  • Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Distribuição dos alertas de chuvas e tempestades previstas ao longo da semana

Brasil tem alerta de perigo por chuvas para a maior parte do país; veja previsão — Foto: Inmet
Foto: Inmet

Leia também:

Redação: Cida de Oliveira


Leia também


Últimas notícias