Senador Jorge Viana vê ambiente favorável para acordo sobre Código Florestal

São Paulo – O senador Jorge Viana (PT-AC), que integra a comissão mista que discute o novo Código Florestal, avaliou que o clima é favorável à retomada do diálogo e […]

São Paulo – O senador Jorge Viana (PT-AC), que integra a comissão mista que discute o novo Código Florestal, avaliou que o clima é favorável à retomada do diálogo e para um possível acordo sobre o tema que já há mais de um ano é debatido no Congresso Nacional. A comissão mista volta a se reunir na terça-feira (28) e tem o desafio de concluir o exame de emendas à Medida Provisória 571, de 2012, decretada pela presidenta Dilma Rousseff, em maio.

“O freio de arrumação adotado pela comissão mista, com o adiamento por duas semanas da finalização do exame da matéria, foi uma estratégia acertada, pois favoreceu a reabertura de negociação entre ruralistas, ambientalistas e governo”, disse Viana.

De acordo com o senador, o relator da medida provisória, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), não aceita mudanças que possam desfigurar seu relatório e o governo não aceita que a MP seja modificada para incluir aspectos que sequer haviam sido considerados nas negociações quando o projeto de novo Código Florestal tramitou no Congresso.

Nas duas últimas semanas, Jorge Viana disse ter se reunido com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Homero Pereira (PSD-MT), em encontro considerado muito positivo. Também manteve conversas com Luiz Henrique, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e outros parlamentares em busca de entendimento sobre a matéria.

O relator está otimista. Luiz Henrique informou que chegará a Brasília no domingo à noite para poder retomar os entendimentos em torno do seu voto logo na segunda-feira (27) pela manhã.

Com informações da Agência Senado.

Leia também

Últimas notícias