DEBATE EMERGENTE

Horizontes Amazônicos: curso gratuito ensina sobre prejuízos da destruição da Amazônia

Aulas que começam em junho serão mediadas por Sabrina Fernandes, Bruno Malheiro, Carlos Walter e Fernando Michelotti

MARCELO CAMARGO/EBC
MARCELO CAMARGO/EBC
O objetivo da aula é aprofundar debates como o avanço da destruição da Amazônia, o impacto da pilhagem de recursos naturais e alternativas para os povos da região

São Paulo – A Editora Expressão Popular e a Fundação Rosa Luxemburgo lançam, na terça (1º), o curso Horizontes Amazônicos, sobre impactos da destruição na Amazônia. O curso, online e totalmente gratuito, marca a programação da editora inspirada na Semana Mundial do Meio Ambiente. 

O curso sobre a importância da Amazônia tem aulas marcadas para serem realizadas em três dias do mês: 1º, 8 e 15 de junho, sempre às 19h30. A ideia é aprofundar debates como o avanço da destruição da região amazônica, o impacto da pilhagem das riquezas naturais da floresta e alternativas para os povos amazônicos. As questões foram todas elencadas no livro homônimo do curso, que faz parte da Coleção Emergências.

A primeira aula terá como mediadora a socióloga e militante ecossocialista Sabrina Fernandes e contará com a presença dos doutores em Geografia Bruno Malheiro e Carlos Walter Porto-Gonçalves, ao lado do doutor em Planejamento Urbano e Regional Fernando Michelotti, autores da obra Horizontes Amazônicos: para repensar o Brasil e o Mundo. O livro será lançado oficialmente junto com o curso e abordará os impactos do capitalismo na região.

Bruno Malheiro, Carlos Walter, Fernando Michelotti e Sabrina Fernandes conduzem as primeiras aulas do curso da Expressão Popular

Coleção Emergências

Até o seu final, o curso terá seis módulos, um por mês. Em que cada um deles, o tópico a ser discutido terá como tema uma das obras da Coleção Emergências – livros publicados pela editora em parceria com a fundação.

A série teve início em 2019 e tem a proposta de discutir questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Além disso, para cada módulo, serão disponibilizadas três aulas, que vão ocorrer semanalmente ao longo do mês.

Os debates vão ser transmitidos pelas redes sociais da Expressão Popular, da Fundação Rosa Luxemburgo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Tutameia TV.


Leia também


Últimas notícias