São Paulo

Haddad quer reunir prefeitos para tentar resolver crise hídrica

Pesquisa divulgada hoje pela Rede Nossa São Paulo registrou que 68% dos paulistanos já tiveram problemas com abastecimento de água na própria casa ou de algum parente nos últimos 30 dias

Heloisa Ballarini/SECOM

Para Haddad, fará diferença se os prefeitos, recebendo “orientação firme”, se mobilizarem para ajudar

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse hoje (22) que está articulando uma reunião entre os prefeitos das 30 cidades abastecidas pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) com o novo secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga.

O objetivo é unir esforços para combater a crise hídrica do estado. “Me prontifiquei a convocar a reunião, porque entendo que fará diferença se os prefeitos, recebendo orientação firme, se mobilizarem para ajudar”, informou, após participar do lançamento dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem).

Segundo Haddad, o secretário já respondeu positivamente à proposta de reunião. “O secretário se pôs plenamente à disposição. Ligou propondo algumas datas. Tem interesse em se reunir com os prefeitos, que querem colaborar com o governo do estado para superar o problema”, acrescentou.

De acordo com o prefeito, a atitude de Braga mostra uma mudança de postura do governo estadual. “As reuniões do ano passado foram agendadas, mas não foram realizadas. Não tivemos a oportunidade de sentar com o secretário e os prefeitos de cidades abastecidas pela Sabesp para alinhar os esforços”, afirmou.

Pesquisa divulgada hoje pela Rede Nossa São Paulo registrou que 68% dos paulistanos já tiveram problemas com abastecimento de água na própria casa ou de algum parente nos últimos 30 dias.

Para 42% dos entrevistados, os problemas de abastecimento são causados por falta de planejamento do governo estadual. A crise é creditada à falta de chuvas para 29% dos consultados, enquanto 15% dos culpam a Sabesp pela falta de água.