Em são paulo

Desmonte da secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente é alvo de protestos

Servidores da pasta criticam transferência de funções da pasta, feita pelo governador João Dória (PSDB), para a Secretaria da Agricultura

Valter Campanato/Abr

Servidores avaliam ainda que desmonte da política ambiental no governo Dória é “avanço da agenda ruralista”

São Paulo – Em repúdio à reestruturação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, servidores da pasta protestaram nessa terça-feira (12) contra dois decretos publicados nesta semana pelo governador João Doria (PSDB) oficializando a transferência de departamentos da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) para a Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Organizada pela Associação de Especialistas Ambientais do Estado de São Paulo (Aeaesp) e pelos Executivos Públicos Associados do Estado de São Paulo, a manifestação levou cerca de cem servidores para as ruas próximas à sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista. A presidenta da Aeaesp, Maíra Formis, avalia que a ida da agenda de Biodiversidade para a Agricultura é uma tentativa de controle das políticas de proteção e incentivo ambiental.

“Isso tudo representa uma grande reestruturação do Estado e um avanço da agenda ruralista, não fazendo alteração na forma como o agronegócio funcionará, mas fazendo muitas alterações na forma do setor do meio ambiente funcionar”, afirma Maíra à repórter Beatriz Drague Ramos, da Rádio Brasil Atual. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente alegou que todas as competências da CBRN foram preservadas e que o objetivo da reestruturação é centralizar os serviços para a população.

Ouça a reportagem