Jornal espanhol destaca ‘campanha suja’ e vê ataques da imprensa ao governo

Segundo reportagem do diário 'El País', campanha abandona propostas e é marcada, a exemplo do que foi em 2006, por denuncismo

A candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef (Foto:Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – O jornal espanhol El País destacou, em reportagem publicada nesta quinta-feira (16), que a imprensa brasileira continua a atacar duramente o governo Lula e a candidata petista, Dilma Roussef. A opção, na visão do diário, deixou de lado o debate de ideias e concentrou-se em uma sequência de denúncias contra aliados de Luiz Inácio Lula da Silva. 

O jornal destaca que o jogo sujo estaria fazendo com que a população fique acostumada com a rotina de acusações entre os partidos. Os cidadãos assistem a tudo com impotência, diz o texto. Ainda assim, a candidata governista “pode mais do que qualquer acusação lançada aos quatro ventos”, prossegue a reportagem em um trocadilho com o lema de campanha de José Serra (PSDB), principal candidato da oposição.

As reportagens da revista Veja, identificada como um veículo que sempre age como crítica ferrenha do governo Lula, e de outros veículos são citadas. O El País cita a capa da publicação semanal com acusações à ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. O periódico espanhol afirma ainda que, Dilma Roussef escolheu não se posicionar sobre os casos por manter sua ampla vantagem à frente do segundo colocado, José Serra, do PSDB.

Leia também

Últimas notícias