Livro e filme abrem atividades de 90 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo

São Paulo – O lançamento de um livro e de um filme marcam hoje (1º) o início das comemorações pelos 90 anos do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, […]

São Paulo – O lançamento de um livro e de um filme marcam hoje (1º) o início das comemorações pelos 90 anos do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Durante todo o mês haverá atividades políticas, além de shows e sorteios de prêmios. Além disso, a entidade será homenageada na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Para a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira, o momento é de festa, mas também de formação dos trabalhadores. “Temos uma história muito rica, da qual todos os bancários precisam se apropriar. Nossas conquistas, nossos direitos, tudo foi resultado de muita luta, nada veio de graça e isso é razão de muito orgulho para os trabalhadores. Programamos um mês com festas e shows para a categoria, mas também com lançamento de vídeos e debates de temas importantes para a classe trabalhadora, como a democratização das comunicações e a reforma política.”

Fundado em 16 de abril de 1923, o sindicato representa atualmente cerca de 138 mil trabalhadores. Em 1968, a entidade sofreu intervenção da ditadura iniciada em 1964 e só retomou sua articulação a partir de 1974, culminando na retomada da presidência pela oposição bancária em 1979. Os presidentes eleitos desde esse período são esperados no evento de hoje. A história do sindicato será contada em sete edições especiais do jornal Folha Bancária, que retratarão os diferentes períodos da vida da entidade.

Cronograma de atividades dos 90 anos do Sindicato dos Bancários