Sindicalista se recupera de tentativa de assassinato no interior de SP

Avaliação médica vai determinar se projétil alojado na nuca de Élio Neves será retirado ou não

Vítima de tentativa de homicídio no domingo (23), no interior de São Paulo, Élio Neves, presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), está fora de perigo e recupera-se bem, informou a assessora da federação, Geni de Oliveira.

De acordo com boletim médico do Hospital São Paulo, de Araraquara, onde Élio permanece internado, o paciente saiu do coma induzido e apresenta quadro clinico estável.

Élio continua com a bala que o atingiu alojada na nuca (no lado direito da parte de trás do pescoço), mas segundo avaliação médica, não deve sofrer sequelas. Segundo a assessora, Élio vai passar por avaliação, para a equipe médica decidir se é momento ou não de retirar o projétil.

Para o delegado Geraldo Souza Filho, Élio foi vítima de uma tentativa de homicídio encomendada. “Pelo modo como agiram, sem roubar nada, sabemos que se trata de uma tentativa de homicídio contratada com o objetivo de matá-lo”, declarou em entrevista à Rede Brasil Atual na segunda-feira (24).

Crime

Élio foi baleado em sua chácara em Ribeirão Bonito (SP), onde fazia experimentos agrícolas para auxiliar trabalhadores rurais. A advogada da Feraesp e o caseiro foram surpreendidos por dois homens encapuzados que chegaram ao local de moto. O homem da garupa teria saltado, afastado o caseiro e a advogada do sindicato que estavam no local, sob ameaça de arma de fogo. Em seguida, o homem teria ido até o quarto onde Élio descansava, alvejando-o com um tiro na nuca.

“Nada foi roubado e quem fez sabia onde encontrar Élio”, considera Aparecido Bispo, secretário Geral da Feraesp e secretário de Meio Ambiente da CUT-SP. “Sua atuação em defesa dos trabalhadores rurais poderia motivar esse atentado”, considera Aparecido.

Segundo Aparecido, Élio atuava em defesa da reforma agrária e dos assalariados rurais e mais recentemente teve um papel importante na elaboração do compromisso nacional assinado por usineiros e o presidente Lula, para a melhoria das condições de trabalho no plantio e no corte da cana-de-açúcar.

Além da presidência da Feraesp, o sindicalista é diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, da Central Única dos Trabalhadores (Contac-CUT). De acordo com Siderlei de Oliveira, presidente da Contac, em entrevista à CUT-SP, Elio havia retornado de uma viagem ao Rio Grande do Sul para ajudar na organização dos assalariados rurais gaúchos.

Leia também

Últimas notícias