Gilberto Carvalho recebe centrais para debater medidas anunciadas por Dilma

Centrais sindicais se reúnem com ministros para debater impactos de novas medidas econômicas sobre os trabalhadores (Wilson Dias/ABr) São Paulo – O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da […]

Centrais sindicais se reúnem com ministros para debater impactos de novas medidas econômicas sobre os trabalhadores (Wilson Dias/ABr)

São Paulo – O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, se reuniu com os presidentes das seis centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CGT, SDS) – num encontro iniciado às 9h desta quarta-feria (15) – para antecipar pontos das medidas de estímulo à economia a serem anunciadaspela presidenta Dilma Rousseff.

Participaram da reunião o ministro do Trabalho, Brizola Neto, o secretário do Tesouro do Ministério da Fazenda, Arno Augustin, e o assessor especial Secretaria-Geral, José Lopez Feijoó.

A Rede Brasil Atual apurou que o objetivo do encontro foi abordar efeitos das medidas para os trabalhadores, uma vez que o plano envolve investimentos em obras de infraestrutura, áreas de conhecido impacto na criação de empregos, mas que requerem atenção quanto às condições de contratação e de trabalho.

Em seguida, os sindicalistas participam da cerimônia oficial de lançamento do plano, no Palácio do Planalto. À tarde, às 14h, as centrais voltam a se reunir com Gilberto Carvalho, para tratar de pautas do Programa Nacional de Estabilização e Manutenção do Emprego no Setor Privado (Pneme).

A proposta, entregue no dia 6, prevê a destinação do excedente patronal de 10% do recolhimento mensal do FGTS a um fundo para proteção dos trabalhadores em eventuais situações de crise. O ministro considerou a proposta positiva e pediu para os sindicalistas aprofundarem as medidas propostas no documento. Em breve, mais informações.