Mercedes-Benz vai aumentar a produção e decide acabar com o lay-off no ABC

São Paulo – Os 1.500 trabalhadores que desde 18 de junho estavam em lay-off (suspensão do contrato) na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, voltarão […]

São Paulo – Os 1.500 trabalhadores que desde 18 de junho estavam em lay-off (suspensão do contrato) na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, voltarão ao trabalho até 28 de janeiro. O anúncio foi feito hoje (17) pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pela direção da montadora no Brasil. Executivos e sindicalistas informaram ainda que o segundo turno da unidade será reativado em 1º de fevereiro, com a expectativa de recuperação do mercado de caminhões em 2013. A montadora deve aumentar a produção em 15%.

Entre os funcionários que voltarão à fábrica, estão os 480 temporários, cujos contratos foram prorrogados até 31 de março. Segundo a empresa, com o cenário mais favorável, há possibilidade de efetivação.

“O fim do lay-off e a volta dos trabalhadores à produção são resultado da luta do sindicato em duas frentes: uma na fábrica, onde, desde o começo do ano, negociamos e adotamos vários mecanismos para preservar os empregos, entre eles um lay-off inédito”, afirmou o diretor de Comunicação da entidade, Valter Sanches. “A outra frente foi ao governo federal reivindicar e apresentar propostas que resultaram na prorrogação do Finame, PSI, desoneração do IPI e na formação de um grupo tripartite que debaterá a criação de um sistema nacional de proteção de emprego para evitar demissões em massa.”

A fábrica da Mercedes em São Bernardo tem aproximadamente 12 mil funcionários. Desde maio, operava com apenas um turno.

Leia também

Últimas notícias