Metroviários de São Paulo aprovam acordo e desistem de greve nesta quarta

  São Paulo – Os metroviários de São Paulo aprovaram acordo com a Companhia do Metropolitano (Metrô) e não entrarão em greve a partir de amanhã (24). A decisão foi […]

 

São Paulo – Os metroviários de São Paulo aprovaram acordo com a Companhia do Metropolitano (Metrô) e não entrarão em greve a partir de amanhã (24). A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede da entidade, no Tatuapé, na zona leste. “Mesmo achando ruim, estamos propondo aceitar a proposta e preparar a categoria com todas as forças para a campanha salarial de maio”, afirmou o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior. “A mobilização que a categoria fez foi uma vitória”, acrescentou.

As negociações referem-se ao pagamento da participação nos resultados (PR). Durante audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a empresa reapresentou a sua proposta, que na avaliação do sindicalista consistiu na retirada de “bodes”, tirando alguns itens e mantendo o texto apresentado inicialmente.

Assim, o Metrô propôs retorno ao critério adotado em 2011 para pagamento da PR. Haverá uma parte fixa, no valor de R$ 3.251,15, e outra variável, correspondente a 40% do salário nominal, com garantia de um mínimo de R$ 4.140,63. A participação deverá ser paga até 28 de fevereiro do ano que vem – pela proposta anterior, isso seria feito em abril, às vésperas da data-base da categoria (1º de maio). O sindicato defendia um valor igual para todos, sustentando que a oferta da empresa privilegia uma minoria de funcionários. Os sindicalistas querem continuar discutindo itens relacionados a jornada de trabalho, intervalos e equiparação salarial de empregados admitidos de maio de 2011 a abril deste ano (concursados de 2009).

 

 

Leia também

Últimas notícias