Você está aqui: Página Inicial / Trabalho / 2009 / 10 / Trabalhadores nascidos em fevereiro já podem sacar o PIS/Pasep

Trabalhadores nascidos em fevereiro já podem sacar o PIS/Pasep

por Kelly Oliveira publicado 15/10/2009 10h54, última modificação 15/10/2009 10h59

Brasília - Trabalhadores com direito a receber o PIS/Pasep que nasceram em fevereiro poderão sacar o beneficio de R$ 465 a partir de nesta quinta-feira (15), informou o Ministério do Trabalho e Emprego. Os nascidos em janeiro estão habilitados a fazer o saque desde o último dia 8.
A data limite para sacar o abono é 30 de junho de 2010, segundo o ministério. Para isso, o trabalhador pode utilizar o Cartão Cidadão (com senha cadastrada) ou se dirigir a uma agência da Caixa (PIS) ou do Banco do Brasil (Pasep) e apresentar o comprovante de inscrição no PIS/Pasep e a carteira de identidade.

O benefício é concedido a todo trabalhador que trabalhou com carteira assinada ou depois de ter sido nomeado em cargo público durante pelo menos 30 dias e recebeu, em média, até dois salários mínimos. É preciso, ainda, estar cadastrado no PIS/Pasep há cinco anos, no mínimo.
Há trabalhadores que recebem o PIS ou o Pasep diretamente na conta por meio de convênio das empresas com a Caixa ou o Banco do Brasil. O dinheiro pode ainda ser depositado ou sacado pelos trabalhadores de acordo com o calendário de liberações.

De acordo com o ministério, estão previstos recursos de R$ 7,6 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o pagamento do benefício a 16,6 milhões de trabalhadores identificados como beneficiários.

Dados parciais mostram que mais de 5,5 milhões de pessoas em todo o país ainda não sacaram o abono salarial. Desse total, mais de 2,7 milhões estão na Região Sudeste; 986 mil, no Sul; 935,4 mil, no Nordeste; 279,8 mil, no Norte e 431 mil, no Centro-Oeste.

Fonte: Agência Brasil

registrado em: ,