Sem categoria
voz do povo

Bolsa Família é o programa social do governo Lula mais bem avaliado pela população

Os entrevistados de praticamente todo o país avaliam que o Bolsa Família melhorou em relação ao Auxílio Brasil, do governo Bolsonaro — exceto os de Roraima, Goiás e Santa Catarina, que deram mais votos a Bolsonaro no segundo turno de 2022

Reprodução/TVT
Reprodução/TVT
Só neste mês de agosto já foram inseridas mais 300 mil famílias

São Paulo – O Programa Bolsa Família é o mais bem avaliado entre as ações deste terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) a pedido do Palácio do Planalto, a política de distribuição de renda articulada com outras ações sociais, de saúde e educação é também a mais conhecida. O programa fica em primeiro lugar em todos os indicadores avaliados.

A pesquisa também comparou o atual Bolsa Família com o antigo Auxílio Brasil, do governo de Jair Bolsonaro (PL). Entre os beneficiários do programa, 58% disseram que o atual, sob o comando do ministro Wellington Dias (PT), está melhor que o da gestão passada. Para 27% do total de entrevistados está igual. E apenas 11% responderam estar pior do que o programa anterior.

As opiniões sobre a melhora do programa no atual governo vêm de entrevistados de praticamente todo o país. Já as contrárias vêm de estados nos quais o candidato à reeleição derrotado em 2022 obteve mais votos: Os que consideram igual são dos estados de Santa Catarina e de Goiás; e os que acham que piorou estão em Roraima.

Em geral, os participantes da pesquisa têm uma opinião positiva sobre os efeitos do Bolsa Família:

  • 96% consideram o Bolsa Família o principal programa do governo federal (o mais conhecido);
  • 58% dizem que o Bolsa Família atual é melhor que o antigo Auxílio Brasil, do governo de Jair Bolsonaro (PL);
  • 66% dizem que melhorou a vida das pessoas mais pobres do Brasil;
  • 39% consideram os programas sociais do governo como ótimo ou bom.

Mas para 73% dos entrevistados, o Bolsa Família favorece a “acomodação” das pessoas mais pobres.

Bolsa Família em primeiro, vacinação da covid-19 em seguida

O segundo programa mais bem avaliado é a vacinação bivalente para covid-19, com 91%. Inserida na política de atenção às crianças. Esse grupo tem 30% de ótimo ou bom, 32% de regular e 33% de ruim ou péssimo. Já o da proteção ao meio ambiente vem em terceiro, com 30% de ótimo ou bom, 33% de regular e 32% de ruim ou péssimo. Na sequência aparecem:

  • 3º – Minha Casa Minha Vida (90%);
  • 4º – Farmácia Popular (80%);
  • 5º – Combate ao desmatamento na Amazônia (70%).

Educação, habitação, saúde, segurança e economia têm menores percentuais de aprovação.

Ações como Mais Médicos, Prouni, Água para Todos, recadastramento de armas de fogo também são citados, mas em percentuais menores. Confira o desempenho de todas as políticas:

Avaliação dos programas por áreas

A pesquisa ouviu os entrevistados também sobre a percepção em relação a ações do governo em diferentes áreas. Os programas sociais, grupo em que está o Bolsa Família, ficaram em primeiro lugar, com 39% considerando como ótimo ou bom e 33%, regular. Apenas 22% consideram ruim ou péssimo.

Confira os demais:

Redação: Cida de Oliveira