protesto

Sob gritos de ‘golpista’, FHC diz que contrários ao golpe ‘estão nervosos’

Na prévia do partido, o ex-presidente apoiou candidatura de Andrea Matarazzo, que se desfiliou do PSDB e migrou para PSD

Suamy Beydoun/Futura Press/Folhapress

‘Eles estão mostrando que a maioria é a favor da democracia’, disse FHC

São Paulo – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso votou por volta das 15h30 de hoje (2) em uma escola em Higienópolis, região central de São Paulo, de onde saiu sob gritos de “golpista” de pessoas que votavam na mesma seção. Questionado sobre como lidava com os protestos, FHC disse achar que simpatizantes de outros partidos estão nervosos. “Perderam maioria. É chato perder maioria”, disse. “Eles estão mostrando que, apesar da diversidade de opiniões, a maioria é a favor da democracia. É preciso acalmar o Brasil. Acho que o PSDB e o Doria ajudam nisso.”

Na prévia do partido, o ex-presidente apoiou a candidatura de Andrea Matarazzo, que acabou se desfiliando do PSDB e migrando para PSD. Mesmo assim, o ex-presidente afirmou apoiar Doria, dizendo que sempre votou no PSDB e continuará votando, independentemente do candidato.

Sobre o governo Temer, FHC disse repetiu o argumento de que quem votou no atual presidente foram os mesmos que gritavam contra o “golpe”, referindo-se à chapa que compôs com Dilma, em vez de analisar que a eleição de ambos se deu pela plataforma e pelos programas defendidos, que agora o atual presidente desmonta.

FHC disse ainda que Temer “sabe que tem um papel histórico, de fazer muitas transformações no Brasil. Espero que ele sinta que a história está nas mãos dele”.