Coalizão

Rui Costa ameniza tensões com o Congresso e reafirma compromissos do governo

Ministro da Casa Civil assegura cumprimento de acordos com a Câmara sobre Orçamento 2024, em meio a divergências entre poderes

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
As declarações do ministro surgem após Lira, durante a cerimônia de abertura do Ano Legislativo na segunda-feira (5), ressaltar que o Orçamento "não é de competência exclusiva do Executivo"

São Paulo – O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, assegurou hoje (7) que o governo cumprirá os acordos estabelecidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Os tratados versam sobre o Orçamento de 2024. A declaração do ministro ocorreu durante um evento realizado em São Paulo. A fala de Costa veio em meio às divergências entre Lira, parte do Congresso e o governo do presidente Lula (PT).

No evento, Costa reiterou o compromisso do governo em honrar os compromissos pactuados com o presidente da Câmara. As declarações do ministro surgem após Lira, durante a cerimônia de abertura do Ano Legislativo na segunda-feira (5), ressaltar que o Orçamento “não é de competência exclusiva do Executivo”. Então, ele apresentou ainda uma série de demandas.

As divergências entre o governo e o presidente da Câmara ganharam destaque especialmente em relação ao destino dos recursos federais. Enquanto Arthur Lira defende a destinação de verbas para emendas parlamentares, o presidente Lula e a cúpula do governo federal buscam priorizar investimentos em setores considerados estratégicos. Entre eles, a logística com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), além de saúde e educação.

Congresso ou povo

Nesse contexto, Lula já optou por vetar cerca de R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares, visando preservar os investimentos planejados pelos ministérios em áreas prioritárias.

O embate em torno do Orçamento de 2024 revela as diferentes visões e prioridades entre os poderes Executivo e Legislativo. Enquanto isso, o governo busca conciliar interesses políticos com as necessidades do país. A garantia do cumprimento dos acordos por parte do ministro da Casa Civil pode indicar um esforço para amenizar as tensões. Então, o governo busca promover a colaboração entre os poderes na elaboração e execução do Orçamento federal.