Sucessão

PT paulista discute nomes para liderar bancada na Assembleia Legislativa em 2016

Os nomes de Zico Prado e Teonílio Barba são comentados para suceder Geraldo Cruz e comandar a maior bancada de oposição aos apoiadores do governo Alckmin

ebc/alesp

Zico Prado e Barba: A bancada do PT tem na 18ª Legislatura os desafios de superar a divisão

São Paulo – O PT de São Paulo discute internamente quem será o próximo líder de sua bancada na Assembleia Legislativa. O deputado José Zico Prado é comentado nos bastidores como o favorito para substituir Geraldo Cruz no cargo. A definição será no dia 15 de março.

Teonílio Monteiro da Costa, mais conhecido como Barba, corre por fora. Embora exista movimentação em torno de seu nome, sua escolha é no momento improvável, inclusive por uma questão hierárquica. Enquanto Zico Prado exerce atualmente seu sétimo mandato de deputado na casa e já foi líder da bancada do PT em 2000 e 2001, o metalúrgico Barba, do ABC paulista, está apenas debutando na Assembleia Legislativa. Zico também tem origem como trabalhador metalúrgico.

A bancada do PT tem na 18ª Legislatura os desafios de superar a divisão e uma atuação considerada apática no último ano da legislatura anterior. Além de conseguir se recompor e ter um atuação mais coesa, o partido enfrenta uma dificuldade aritmética, já que sua bancada caiu de 22 deputados para apenas 15 a partir de 2015.

Deputados que já exerceram a liderança da legenda e que teriam cacife para disputar o posto em 2016 devem disputar as prefeituras de suas cidades nas eleições municipais este ano, o que abre caminho para Zico Prado. Este é o caso de Alencar Santana Braga, que deve disputar a prefeitura de Guarulhos, e de João Paulo Rillo, que pode concorrer no município de São José do Rio Preto. Alencar Santana seria provavelmente o nome para suceder o atual líder, se não fosse concorrer em Guarulhos.

Ironicamente, Zico era suplente e assumiu a cadeira de José Américo, que, em agosto, foi para a secretaria municipal de Relações Governamentais do governo Fernando Haddad.

Com Alencar fora do páreo, a deputada Beth Sahão seria um nome forte para liderar a bancada, se não fosse concorrer na eleição em Catanduva. O próprio Geraldo Cruz, que de qualquer maneira já não teria chance de se manter na liderança, deverá ser candidato a prefeito em Embu das Artes.