Para Dilma, momento atual do país exige investimentos em tecnologia

Presidenta entregou prêmio de estímulo a pesquisas em empresas e reforçou importância de programas educacionais do governo

São Paulo – Durante cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação 2011 nesta quinta-feira (15), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff reforçou que o país aposta na formação de profissionais que produzam e transformem tecnologia como estratégia para garantir o desenvolvimento. O prêmio apoia financeiramente pesquisas inovadoras nas empresas, com taxa de juros subsidiadas.

O governo federal, segundo a presidenta, está fazendo seu papel ao aplicar esforços na educação e inovação. Ela citou o programa Brasil Maior, que ampliou os recursos destinados à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Dilma destacou também o programa Ciência Sem Fronteiras, que teve novo edital publicado na última terça-feira (13), prevendo concessão de bolsas de estudos em universidades no exterior. “Não falta vontade política e decisão firme desse governo de investir em educação, capacitação e inovação”, disse.

“Adotamos medidas para estimular o aumento do investimento privado em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Queremos que o Brasil seja capaz de absorver, criar e transformar o que tem de mais tecnológico no mundo”, afirmou, ao parabenizar os vencedores do concurso.

O Finep premiou este ano sete categorias – Grande Empresa, Pequena Empresa, Média Empresa, Instituição Científica e Tecnológica, Tecnologia Social e Inventor e Inovador –, com valores que variaram de R$ 120 mil a R$ 2 milhões.

Leia mais:

Programa vai inserir país na era da tecnologia e da inovação

Governo lança edital com 100 mil bolsas de estudo para o exterior