DENÚNCIA

Moraes repassa à PGR notícia-crime por epidemia e homicídio contra Bolsonaro

STF pede que procuradoria-geral se manifeste sobre novas denúncias feitas por advogados

Rosinei Coutinho/STF
Rosinei Coutinho/STF
A denúncia pede a a instauração de inquérito, a fim de apurar e promover o oferecimento da denúncia contra o presidente da República

São Paulo – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes repassou à Procuradoria-Geral da União (PGR) uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro. A denúncia acusa Bolsonaro “por crimes de epidemia, homicídio e lesão corporal praticados no âmbito da pandemia”.

Na decisão, Moraes pede que a PGR se manifeste sobre o documento. A denúncia pede a instauração de inquérito a fim de apurar e promover o oferecimento da denúncia contra o presidente da República, pela prática dos crimes apontados pelos advogados Adriana Cecilio Marco dos Santos e Leonardo David Quintiliano.

Os dois advogados protocolaram a ação na última quinta-feira (7), em documento encaminhado à ministra Rosa Weber, do STF. Ela é relatora da Petição 9.695, apresentada em maio pelo PT, que denuncia Bolsonaro por crimes “contra a incolumidade pública” e outros.

A notícia-crime ´contra Bolsonaro é assinada por Adriana Cecílio Marco dos Santos, professora de Direito da Uninove e presidente da Comissão do Acadêmico de Direito da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP). Ela também integra a Comissão de Direito Constitucional da entidade e o Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais (Ibec).

O coautor é Leonardo David Quintiliano, professor da Escola Paulista de Direito e da Universidade Ibirapuera. Ele informa ser autor do, até agora, maior pedido de impeachment de Bolsonaro, com quase mil páginas. E também subscreve habeas corpus coletivo em que se pede salvo-conduto para todos que usarem o termo “genocida” para se referir a Jair Bolsonaro.


Leia também:

:: Sociedade civil poderá levar denúncias da CPI ao STF caso Aras se omita
:: Movimentos querem impeachment de Paulo Guedes por política que leva o país à destruição
:: Hostilidade e frustração: entenda cenário que marca a relação entre Bolsonaro e o Senado
:: Brasil reduz ritmo de mortes pela covid, mas é recordista em 2021. Conass defende máscaras