Lula termina primeira radioterapia e deve voltar diariamente ao hospital por até sete semanas

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta quarta-feira (4) a primeira sessão de radioterapia no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, dando início à segunda […]

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta quarta-feira (4) a primeira sessão de radioterapia no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, dando início à segunda fase do tratamento contra um câncer na laringe. Segundo sua assessoria, Lula retornará ao hospital diariamente, exceto aos finais de semana, ao longo das próximas seis ou sete semanas, para continuar o procedimento.

Ainda de acordo com a assessoria, o presidente está bem e conversa normalmente. Inicialmente está descartada a hipótese de Lula ficar internado durante as noites no hospital para evitar o trânsito diário até sua residência, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.

Após a sessão de radioterapia, o ex-presidente dirigiu-se a mais um tratamento de quimioterapia. Até agora nenhum procedimento foi realizado fora da indicação inicial dos médicos. Por volta das 17h, ele deixaria o hospital em direção à sua casa.

A assessoria informou ainda que no intervalo das sessões Lula não possui compromisso público marcado. O repouso tem sido uma prática constante desde que o ex-presidente descobriu a doença, em outubro. Nesse período, ele participou de poucos eventos, entre os quais um encontro com a presidenta Dilma Rousseff em um hotel de São Paulo, e uma partida de futebol americano, vencida pela equipe do Corinthians, seu time.

Os petistas contam com o peso político de Lula para as próximas eleições municipais. O ministro da Educação e pré-candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, já disse que espera a participação do ex-presidente no pleito paulistano.