CNT/MDA

Lula é aprovado por 57,4% dos brasileiros, mostra pesquisa

Atuação do governo Lula tem sido ótima ou boa para 43%, contra 24% que avaliam como ruim ou péssima. Além disso, 46,5% acreditam que Lula vai melhor que Bolsonaro

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Brasileiros também estão otimistas com relação ao emprego, saúde e educação durante o governo Lula

São Paulo – Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (16) indica que 57,4% dos brasileiros aprovam o desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 34,8% desaprovam e 7,8% não souberam ou não quiseram responder. Já a atuação do governo Lula tem sido ótima ou boa para 43%. Outros 28% a consideram regular e 24% avaliam a condução do país como ruim ou péssima.

A avaliação positiva é maior entre as mulheres (44%); aqueles que ganham menos de dois salários mínimos (48,6%); e moradores da região Nordeste (55%). A aprovação também é maior entre o eleitorado católico (49,8%). Já entre os evangélicos, a reprovação ao governo Lula (34,8%) supera a aprovação (29,5%). 

Nesse sentido, Lula inicia seu terceiro governo mais bem avaliado do que Bolsonaro. Em fevereiro de 2019, o governo do presidente era avaliado como positivo por 39% dos entrevistados. Por outro lado, a avaliação de Lula no primeiro mandato era de 45%, empatando tecnicamente com a gestão atual. Já o segundo mandato do petista iniciou um pouco acima, com 50% de avaliação positiva.

Polarização

Além disso, na comparação com Bolsonaro, 46,5% acreditam que o governo Lula está sendo melhor. Para 26,7%, no entanto, o atual governo está sendo pior que o anterior. Outros 22% avaliam que o governo Lula está igual a Bolsonaro, enquanto 4,8% não souberam avaliar.

Pouco mais de um terço (34,4%) acredita que Lula reúne condições para unificar os brasileiros politicamente. Outros 24,5% consideram que a atuação do petista não vai alterar o quadro de separação na sociedade. Em contrapartida, 21,8% dos entrevistados afirmam que a atuação do atual presidente vai acirrar ainda mais a polarização. Ademais, 11% não acham que os brasileiros estejam separados politicamente, enquanto 8,3% não souberam avaliar.

Prioridades e expectativas

Entre os maiores desafios para este governo, 48,3% apontaram a saúde. Na sequência, aparecem a economia (43,8%), segurança (36,3%), combate à pobreza (33,9%), emprego (32%), combate à corrupção (30,9) e educação (30,3). Mais atrás, com 7,6%, aparece o meio ambiente, enquanto 7,4% apontaram outros temas.

Em relação à expectativa para os próximos seis meses, os brasileiros estão mais otimistas sobre o emprego, já que 45,1% acreditam que vai melhorar. O otimismo também atinge a educação e a saúde, com 43,1% e 40,9%, respectivamente, dizendo que a situação deve evoluir positivamente. Sobre a renda mensal, por outro lado, a maioria (50,2%) diz que vai ficar igual. Do mesmo modo, a maior parcela (38,2%) diz que a segurança no país também não deve mudar.

Fake news

A pesquisa também revelou que 63% dos entrevistados ouviram falar a respeito do PL das Fake News, que pretende regular as redes sociais, aplicativos de mensagens e sites de busca, como forma de combater as notícias falsas e o discurso de ódio no ambiente virtual. Nesse sentido, a maioria (51%) opinou que a regulamentação é necessária, contra 38% que dizem que não. O restante não soube responder.

Também se aproxima da maioria (49%) aqueles que consideram que a regulação da comunicação da internet é democrática, ante 38% que disseram a medida não é democrática. Outros 14% não souberam ou não responderam.

A pesquisa CNT/MDA entrevistou 2.002 eleitores, dos dias 11 a 14. A margem é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.


Leia também


Últimas notícias