Respeitosamente

Lula: ‘Crise do oxigênio em Manaus nunca mais pode se repetir’

Em entrevista a uma rádio de Manaus, candidato comentou sobre o deboche do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que no auge da crise de oxigênio na cidade disse que estava preocupado em comprar sacos pretos para os mortos

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
“O descaso nunca mais vai se repetir e nunca mais alguém vai morrer por falta de oxigênio", disse Lula

São Paulo –  O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (25) que espera que Manaus nunca mais sofra com a falta de oxigênio, como aconteceu no auge da pandemia, em janeiro de 2021, sob o governo Bolsonaro e a gestão de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. “O descaso nunca mais vai se repetir e nunca mais alguém vai morrer por falta de oxigênio. Foi uma falta de respeito do presidente, que também atrasou as vacinas contra a covid-19 por 45 dias e teve como ministro o Pazuello em pleno caos na pandemia”, afirmou, ao lembrar também que o governo Bolsonaro tentou usar a capital do Amazonas como cobaia para o uso de medicamentos sem eficácia contra a covid, caso que foi apurado pela CPI da Covid.

A ocorrência da falta de oxigênio em Manaus e as mortes que foram ocasionadas pelo fato voltaram à tona do noticiário no domingo (23), quando a dentista Andrea Barbosa, ex-mulher de Pazuello, disse em entrevista gravada em vídeo pelo canal My News, que o então ministro debochou da pandemia. Pazuello fez uma festa em janeiro de 2021, momento do auge da crise de oxigênio em Manaus. Na ocasião, Pazuello, agora eleito deputado federal, teria debochado da situação crítica e dito que estava “preocupado em comprar os sacos pretos” para enterrar os mortos da pandemia.

As afirmações de Lula hoje foram feitas em entrevista à Rádio Mix, de Manaus. O ex-presidente disse que se eleito vai fortalecer o setor de saúde no país e retomar o programa Mais Médicos, que garantia a presença de profissionais de saúde em todas as cidades do país. “Se não fosse o empenho dos trabalhadores do SUS, a pandemia teria matado ainda mais gente”, afirmou também o candidato.

Leia também: Lula diz que Fies terá ‘muito mais força’ e governo vai ampliar universidades federais

Lula diz que uma das propostas de sua candidatura é fazer convênio do SUS com toda a rede de especialistas do país. “Se você sair do médico e ele disser que você precisa ir no ortopedista, o SUS tem que arcar para você ir no ortopedista mais próximo da sua rua. E o mais rápido possível.”

Ele também destaca que não tem nenhum país no mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um programa de saúde como o SUS. “Mas nossa saúde precisa de mais dinheiro, porque se não investirmos, o povo mais pobre não tem acesso às máquinas mais modernas”, afirma.

Confira a entrevista