Reação internacional

Líderes mundiais repudiam terrorismo em Brasília e apoiam governo Lula

Presidentes da América Latina e da União Europeia já se manifestaram nas redes sociais contra os atos de terrorismo por bolsonaristas em Brasília

Marcelo Camargo/ABr
Marcelo Camargo/ABr
Forças de segurança desocupam rampa do Planalto após invasão de hordas bolsonaristas contrárias à democracia

Brasil de Fato – Após atos de depredação nas sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, presidentes de outros países já se manifestaram sobre a ação de apoiadores golpistas de Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, neste domingo (8).

O presidente da França, Emmanuel Macron, falou em apoio “incondicional” do país ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse no último domingo (1).

Dos Estados Unidos, a mensagem de apoio veio do secretário de Estado Antony Blinken, que afirmou que as imagens dos atos de vandalismo são “inaceitáveis”.

Na América Latina, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, foi o primeiro a prestar solidariedade ao presidente Lula e sugeriu uma reunião de urgência da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, repudiou os atos golpistas em Brasília (DF) e demonstrou preocupação sobre a tentativa de golpe de Estado.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, classificou como “covarde e vil” as ações de manifestantes de extrema direita que depredaram e atearam fogo em trechos de sedes dos Três Poderes.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, pediu “o retorno imediato da democracia” e condenou o assalto ao Congresso Nacional.

O presidente de Cuba falou em estados de “caos” e condenou energicamente os atos de terrorismo e violência em Brasília.


Leia também


Últimas notícias