Dando a largada

Lula convoca primeira reunião ministerial para esta sexta-feira

Na pauta, a avaliação da máquina pública, em situação de “terra arrasada” no pós-Bolsonaro e medidas emergenciais do início do governo

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula se reuniu com Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, nesta quarta-feira

São Paulo – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, convocou para esta sexta-feira (6) a primeira reunião ministerial de seu terceiro governo. Os 37 ministros de Estado que começam a gestão na Esplanada devem estar às 9h30 no Palácio do Planalto, em Brasília, que passa pelas etapas finais de uma varredura e limpeza nos dias iniciais do governo.

Estarão na pauta da reunião a avaliação da máquina pública, classificada como em situação de “terra arrasada” depois de quatro anos de Jair Bolsonaro. Além disto, serão propostas medidas emergenciais que poderão dar o tom dos primeiros 100 dias de governo, com enfoque principal em áreas sociais.

Discussões preliminares sobre a articulação política com o novo Congresso Nacional, que toma posse em 1° fevereiro, devem também estar na agenda. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, será o responsável pelas conversações com o Legislativo, além de outras instituições.

Nesta quarta-feira (4), Padilha já se reuniu com Lula. Ambos conversaram “sobre os o próximos passos para restabelecer o diálogo entre governo, estados, municípios e instituições”, disse o ministro no Twitter. “Vamos unir e reconstruir o Brasil!”

Diálogo institucional

Na cerimônia de transmissão de cargo, Padilha destacou o diálogo como principal atributo de sua pasta, em contraste com a gestão truculenta de Bolsonaro, cujo ministro equivalente era Ciro Nogueira. “O ministério tem a responsabilidade de recriar um programa da reabilitação do respeito institucional, que foi desmontado”, disse o ministro na posse.

No diálogo com os estados, segundo ele, não serão excluídos nem mesmo governadores bolsonaristas, como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), com quem Padilha declarou que terá “as melhores relações republicanas”. Entre outros, Cláudio Castro e Jorginho Mello, ambos do PL e respectivamente governadores do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, também estão na lista.

União e Reconstrução

Na reunião de sexta, cada ministro deverá expor preliminarmente algumas medidas para dar início à reconstrução do país. Responsável pela Saúde, a ministra Nísia Trindade disse no dia da posse de Lula, domingo (1°), que a retomada dos esquemas de vacinação atrasados será a primeira prioridade, segundo a revista Exame.

Ela também pretende estabelecer um cronograma de contato com os municípios e estados para revigorar o Sistema Único de Saúde (SUS), que salvou o Brasil de uma catástrofe maior na pandemia, apesar da tentativa bolsonarista de sucatear o sistema.

A íntegra do convite para reunião enviada aos ministros é a seguinte:

Reunião Ministerial

Prezado(a) Ministro(a), vossa senhoria está convidado para uma reunião ministerial que será realizada no dia 6 (sexta-feira), às 9h30 da manhã, no Palácio do Planalto.

Atenciosamente,
Oswaldo Malatesta
Chefe do Gabinete Adjunto de Agenda do Gabinete Pessoal do Presidente da República

Leia também:


Leia também


Últimas notícias