Justiça Eleitoral multa Lula e Haddad por entrevista ao SBT

Emissora e o apresentador Ratinho também foram punidos. Juíza entendeu que houve propaganda antecipada. Partes podem recorrer

São Paulo – A juíza auxiliar Carla Themis Lagrotta Germano, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, multou o SBT e seu apresentador Ratinho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, por propaganda antecipada. O motivo foi a entrevista de Lula o “Programa do Ratinho” em 31 de maio. Para a juíza, houve propaganda “ainda que de forma dissimulada”. Cada um foi multado em R$ 5 mil. As partes podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A legislação eleitoral prevê propaganda eleitoral apenas a partir de 6 de julho.

Ainda segundo Carla, os pré-candidatos têm assegurado o direito a entrevistas, mas não pode haver abuso de poder. No caso em questão, ela entendeu que houve “clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida em que o pré-candidato se identifica como sendo o ‘novo’ na política, e naquele em que a população irá votar, porque quer mudança”. E considerou que houve “ausência de equilíbrio entre os pré-candidatos”na entrevista, além de uma “campanha aberta” que estaria sendo feita por Lula. As representações haviam sido feitas pelo PSDB e pelo PPS.