Por um triz

Jerônimo (PT) e ACM Neto (UB) disputam segundo turno na Bahia

No quarto maior colégio eleitoral do país, candidato do atual governador atropela nas últimas semanas e fica a menos de um ponto de fechar a disputa no primeiro turno

Divulgação
Divulgação
Antes favorito, ex-prefeito de Salvador ACM Neto ficou em segundo lugar

São Paulo – No quarto maior colégio eleitoral do país (11,3 milhões, sendo quase 2 milhões em Salvador) e em uma campanha marcada por reviravoltas, o engenheiro e ex-secretário Jerônimo Rodrigues (PT) ultrapassou na reta final e ficou em primeiro na disputa pelo governo da Bahia. Quase vence no primeiro turno. Vai disputar o segundo contra ACM Neto (UB). Com 100% das urnas apuradas, o petista tem 49,45% dos votos, ante 40,80% do ex-prefeito, tido como favorito. Votos em branco e nulos somaram 8,32%. Abstenções, 21,34%.

Jerônimo Rodrigues foi secretário de Educação da Bahia. Disputa sua primeira eleição. Foi uma aposta do atual governador, Rui Costa (PT). Também já foi secretário nacional do Desenvolvimento Social.

Antônio Carlos Magalhães Neto é advogado formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi prefeito de Salvador entre 2013 e 2020. Também foi deputado federal pelo DEM por três mandatos, e presidente nacional do partido.


Bahia – 100% das seções apuradas

  • Jerônimo Rodrigues (PT): 49,45% 2T
  • ACM Neto (UB): 40,80% 2T
  • João Roma (PL): 9,08%
  • Kleber Rosa (Psol): 0,59%
  • Giovani Damico (PCB): 0,07%
  • Marcelo Millet (PCO): 0,01 – anulado sub judice
  • Em branco/nulos: 8,32%

Senado e presidência

Otto Alencar, do PSD, foi eleito para o Senado, com 58,31%. Cacá Leão (PP) teve 25,24% e Raíssa Soares (PL), 14,61%.. Na disputa pela presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve a maioria dos votos, com 69,73%. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu menos da metade dos votos do petista no estado e terminou em segundo lugar com 24,31%.