Jarbas Vasconcelos briga com prefeitos pró-Campos em PE

O candidato ao governo de Pernambuco, pelo PMDB, Jarbas Vasconcelos (Foto: Antonio Cruz/Abr) São Paulo – Atrás nas pesquisas de intenção de votos por uma larga margem, o senador e […]

O candidato ao governo de Pernambuco, pelo PMDB, Jarbas Vasconcelos (Foto: Antonio Cruz/Abr)

São Paulo – Atrás nas pesquisas de intenção de votos por uma larga margem, o senador e atual candidato ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), entrou em um bate-boca, por meio da imprensa, com prefeitos do estado. Em sua propaganda eleitoral, o candidato de oposição acusa o governo de ter abandonado os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), instalados em diversos municípios.

Segundo os prefeitos, Vasconcelos promove uma “farsa política” por “beirar o desespero”. Os prefeitos de Trindade, Gerôncio Figueiredo (PT), de Cabrobó, Eudes Caldas (PTB), de Caetés, Aécio Noronha (PSB) e o ex-prefeito de Pesqueira, João Eudes (PRP) acusam a coligação Pernambuco Pode Mais de fazer uma montagem para confundir os eleitores.

Os políticos se disseram “vítimas” das informações, segundo eles, infundadas do guia eleitoral de Jarbas e do candidato ao senado Raul Jungmann (PPS), ofendendo a imagem do governador Eduardo Campos (PSB) e da administração do estado. “Eles filmaram o prédio do CVT por fora e um depósito de entulhos da Prefeitura por dentro e mostraram no guia para confundir as pessoas. Isso é uma fraude”, afirmou o prefeito de Trindade Gerôncio Figueiredo.

Figueiredo foi além e disse que o candidato ao Senado Raul Jungmann deveria percorrer o estado para mostrar o que ele fez por Pernambuco quando era ministro da Reforma Agrária do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Na verdade, ele iria sofrer uma grande derrota como candidato à reeleição (deputado federal). Então, resolveu disputar o Senado para ter uma derrota mais honrosa”, provocou o petista ao jornal Diário de Pernambuco.

Eudes Caldas (PTB), que comanda o executivo de de Cabrobó, Aécio Noronha (PSB), de Caetés, e o ex-prefeito de Pesqueira, João Eudes (PRP), também fizeram críticas a Vasconcelos. Os gestores defenderam o governador Eduardo Campos e lembraram o apoio que receberam do socialista quando ele esteve à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia. “Se eles queriam atingir o governador erraram de pessoa, porque a responsabilidade do funcionamento dos centros vocacionais é toda nossa”, assegurou Figueredo.

O senador-candidato Jarbas Vasconcelos (PMDB) ratificou as denúncias sobre o abandono dos centros tecnológicos e disse que os prefeitos estão mentindo. “Meu guia faz denúncia com fatos. Agressão é quando você inventa”, respondeu o senador. O peemedebista tem 19% das intenções de voto contra 70% de Campos.

Jungmann entrou com uma representação no Ministério Público Federal contra o governo do estado solicitando um pedido de investigação sobre o funcionamento dos Centros Vocacionais Tecnológicos de Trindade e de Cabrobó,  no Sertão do estado. No guia eleitoral de Jungmann, o progressista exibiu a visita que fez as duas cidades no mês de agosto onde encontrou os dois centros, ambos chamados de Miguel Arraes, em estado de abandono.