Santa Catarina

Florianópolis reelege Gean Loureiro (DEM) em primeiro turno

Nem mesmo uma investigação sobre suposto estupro foi suficiente para abalar a campanha do atual prefeito, que neste domingo foi reeleito para novo mandato

A Ilha da Magia optou pela continuidade do comando de Loureiro que, reeleito, conta com forte aprovação

São Paulo – A eleição em Florianópolis foi decidida em primeiro turno. Com a totalidade das urnas apuradas, o candidato Gean Loureiro (DEM) obteve 53,46% dos votos e conquistou a reeleição. Em segundo lugar ficou Professor Elson (Psol), com 18,13% dos votos válidos. Brancos e nulos somaram 2,52.

A capital catarinense optou pela continuidade do comando de Loureiro, cuja candidatura não foi abalada nem mesmo pela investigação de um suposto estupro. No início de outubro, Rosely Rosana Ferrari Dallabona , uma ex-funcionária da prefeitura, registrou queixa na polícia e o acusou do crime sexual. “Com tratamento de remédio, eu consegui falar com meu marido, tive apoio do meu marido sobre a situação (…), o apoio de amigos mais próximos, e aí eu consegui ir até a delegacia”, declarou em entrevista ao G1.

Rosely saiu como candidata a vereadora em Florianópolis pelo mesmo partido do prefeito reeleito.

A cidade

Florianópolis é uma das três capitais brasileiras situadas em ilhas, ao lado de Vitória (ES) e São Luís (MA). Com população de 508.826 habitantes, estão aptos a votar 375.049 cidadãos. A cidade ostenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado e possui uma economia baseada majoritariamente em turismo e tecnologia da informação.

A cidade também abriga um importante complexo universitário, com instituições privadas e boas universidades públicas; a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).