Impasse

Em Sergipe, Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) vão ao segundo turno

Candidato favorito nas pesquisas, Valmir de Francisquinho (PL) teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral

Divulgação
Divulgação
Se a eleição fosse hoje, os candidatos receberiam metade dos votos cada um

São Paulo – Em Sergipe, Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) vão ao segundo turno, no próximo dia 30 de outubro. Neste domingo, Carvalho ficou em primeiro lugar, com 44,7% dos votos válidos. Fábio, por outro lado, ficou em segundo, com 38,91%. Votos em branco e nulos somaram 44,38%. Isso porque a disputa pelo governo sergipano foi judicializada e Valmir de Francisquinho (PL) teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. O índice de abstenções ficou em 18,35%.

Nascido em Aracaju, Rogério Carvalho, 54 anos, é médico e atualmente senador da República. Também natural da capital sergipana, Fábio Mitidieri, 45 anos, é empresário e deputado federal.

Favorito nas pesquisas, Valmir dos Santos Costa, o Valmir de Francisquinho (PL), teve sua candidatura impugnada. Na última quinta-feira (29), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, indeferiu o registro. A instância regional (TRE-SE) já havia declarado a inelegibilidade, com base na Lei da Ficha Limpa. Ontem (1º), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso do candidato.

Eleições em Sergipe – 100% dos votos

  • Rogério Carvalho (PT): 44,7%
  • Fábio Mitidieri (PSD): 38,91%
  • Delegado Alessandro (PSDB): 10,88%
  • Niully Campos (Psol): 4,93%
  • Dr. Cláudio(DC): 0,35%
  • Prof. Aroldo Félix (UP): 0,14%
  • Elinos Sabino (PSTU): 0,09%
  • Em branco/nulos: 44,38%

Senado e presidência

Já na disputa pela vaga sergipana ao Senado, o candidato, Laércio (PP), foi o eleito. Com 100% das urnas apuradas, ele recebeu 310.300 (28,57%) dos votos. O segundo candidato mais votado foi Valadares Filho (PSB), com 266.577 votos.

Natural de Pernambuco, Laércio tem 63 anos e é administrador de empresas. Deputado federal desde 2011, ele foi presidente da Fecomércio em Sergipe. Já a disputa em primeiro turno pela presidência da República terminou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeira com 63,82% dos votos. Repetindo o cenário nacional, atrás do petista ficou o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) com 29,16% dos votos.

Na corrida ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vencedor no estado, com 63,82% dos votos válidos. O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), obteve 29,16%. Na sequência veio Simone Tebet (MDB), com 3,24% e Ciro Gomes (PDT), com 3,10%.