Eleição pode acabar neste domingo em 18 estados

São Paulo – Segundo pesquisas eleitorais, pelo menos 18 estados terão a disputa pelo governo do estado encerrada em primeiro turno. Se confirmado, o número superaria o das eleições de […]

São Paulo – Segundo pesquisas eleitorais, pelo menos 18 estados terão a disputa pelo governo do estado encerrada em primeiro turno. Se confirmado, o número superaria o das eleições de 2006, quando 17 governadores foram eleitos na rodada inicial de votação. No Centro Oeste, os três estados mais o Distrito Federal podem ter a fatura liquidada neste domingo (3).

Isso significaria 89 milhões de eleitores ou 66% do eleitorado nacional não precisaria voltar as urnas para se decidir sobre o cargo de governador no dia 31 de outubro data do segundo turno. O levantamento foi realizado pelo portal Último Segundo.

Seriam decididos em primeiro turno a disputa no Acre, Amazonas, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Sergipe, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

Há indefinição em quatro unidades da federação (São Paulo, Tocantins, Roraima e Maranhã). Em outros cinco, a campanha se encaminha para o segundo turno – Alagoas, Amapá, Piauí, Rondônia e Santa Catarina.

Neste ano, são 19 os candidatos que disputam a eleição no cargo de governador. Nove deles elegeram-se em 2006, enquanto os demais assumiram após renúncia, cassação ou morte dos “titulares”. A maior parte deles disputa atualmente uma vaga no Senado.

A disputa mais acirrada, por exemplo, acontece em Alagoas, onde três dos principais candidatos estão empatados tecnicamente – entre 27% e 29%, conforme a pesquisa do Ibope. A disputa tem três ex-governadores – Ronaldo Lessa (PDT), Fernando Collor (PTB) e Teotônio Vilela (PSDB).

A mesma situação acontece no Piauí, onde João Vicente Claudino (PTB) se apresenta como terceira via entre um candidato apoiado por Lula – Wilson Martins (PSB) – e outro pela oposição – Sílvio Mendes (PSDB). Em São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera as pesquisas e está no limite dos votos válidos para vencer no primeiro turno.

Outros dois candidatos alinhados com a presidenciável petista Dilma Rousseff, Paulo Skaf (PSB) e Celso Russomanno (PP), podem ajudar o petista ao governo do estado, Aloizio Mercadante, a levar decisão para 31 de outubro.