bons resultados

Avaliação positiva da economia amplia a aprovação do governo Lula para 56%

Em abril, o governo tinha aprovação de 51%, segundo a pesquisa Genial/Quaest. A melhora na avaliação foi percebida em todos os estratos sociais. E também entre os eleitores de Bolsonaro, que passou de 14% para 22%

Elineudo Meira/@fotografia75
Elineudo Meira/@fotografia75
Pesquisa também mostra que Lula 3 é melhor avaliado do que a gestão de Bolsonaro e os segundos mandatos de FHC e Dilma

São Paulo – A avaliação positiva da economia impulsionou o crescimento da aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (21), o governo subiu de 51%, em maio, para 56% neste mês. E a desaprovação à atual gestão passou de 42% para 40%. Dos entrevistados, 4% não souberam ou não responderam à pesquisa.

A melhora expressiva, de acordo com a Quaest, ocorreu em todos os estratos sociais. E inclusive entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o levantamento, a aprovação de Lula no grupo passou de 14% para 22%.

A mudança tem relação com a aprovação do trabalho realizado pelo governo federal na área da economia, que subiu de 23% para 32% nos últimos 12 meses, conforme o diretor do instituto de pesquisa, Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aprovação de Lula mostra superação de desafios

O economista Eduardo Moreira também comentou o resultado na edição desta quarta do ICL Notícias, transmitido pela TVT e a Rádio Brasil Atual. Segundo ele, quase 40% das pessoas acham que a economia está da mesma forma que estava há um ano.

Moreira observa, porém, que Lula teve um desafio maior neste ano, uma vez que nessa mesma época Bolsonaro dava início a uma série de programas eleitorais para mudar a percepção sobre a área e garantir sua reeleição.

“Caíram os impostos dos combustíveis para a gasolina, aumentou o Bolsa Família para beneficiar mais gente. Então comparar com 12 meses atrás é difícil porque varias coisas que Bolsonaro fez foram ali só para o período eleitoral. Mesmo assim, voce vê que as pessoas que dizem que piorou há 12 meses eram 30%, foi para 34% e despencou agora para 26%. É uma ótima notícia. Aquelas pessoas que dizem que piorou e dizem que há um ano estava melhor diminuíram muito”, destaca.

Peso da economia

Além da queda entre os que dizem que piorou, houve um aumento de 9 pontos percentuais entre as pessoas que apontam que a economia melhorou com Lula. Segundo a pesquisa, 32% afirmam que a economia está melhor do que há um ano, ante 23% registrado em abril.

Em termos comparativos, o estudo também mostra que o terceiro governo Lula é melhor avaliado do que a gestão de Bolsonaro e os segundos mandatos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Dilma Rousseff (PT). O atual governo, porém, perde em termos de aprovação para os dois governos Lula e os primeiros mandatos de Dilma e FHC. “São novos tempos para a relação dos governos com o eleitorado. Rejeição de 30% parece ser o novo normal”, ponderou Felipe Nunes, da Quaest, por meio de sua conta no Twitter.

Aprovação por segmentos

A maior aprovação ao trabalho de Lula é na região Nordeste, com 71%. O capital político do presidente chega a 56% no Centro-Oeste e Norte, 51% no Sudeste e 48% no Sul. A aprovação também varia conforme o gênero. Entre as mulheres, as ações do presidente são aprovadas por 58%. E 54% entre os homens. A aprovação de Lula também é maior entre as famílias que recebem até dois salários mínimos: a avaliação positiva é de 64%. Ela chega a 54% entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos e 46% entre o que recebem acima desse patamar.

Para a pesquisa, foram consultadas 2.029 pessoas por meio de questionário, entre os dias 15 e 18. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é 95%.

Confira a análise de Eduardo Moreira no ICL Notícias