A volta da diplomacia

Ao receber Lula, primeiro-ministro do Reino Unido anuncia investimento no Fundo Amazônia

Presidente se encontrou com o premiê logo após desembarcar na Inglaterra para participar da coroação do rei Charles III

Ricardo Stuckert/`PR
Ricardo Stuckert/`PR
Rishi Sunak destacou que a entrada do Reino Unido no Fundo Amazônia é um "reconhecimento ao trabalho e liderança" de Lula

São Paulo – O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou, nesta sexta-feira (5), que o país irá investir no Fundo Amazônia, que apoia projetos de preservação, desenvolvimento sustentável e de combate ao desmate ilegal no bioma brasileiro. O aporte foi confirmado pelo premiê em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou a Londres na manhã de hoje.

Em resposta, Lula agradeceu o premiê britânico e afirmou, segundo o Palácio do Planalto, que este é o momento de “normalizar as relações entre o Brasil e o Reino Unido”. Assim como vem afirmando em fóruns internacionais, o presidente brasileiro reforçou o compromisso de zerar o desmatamento até 2030. E também cobrou os acordos climáticos de financiamento por parte dos países ricos.

Rishi Sunak destacou, por sua vez, que a entrada do Reino Unido no Fundo Amazônia é um “reconhecimento ao trabalho e liderança” de Lula no tema da preservação ambiental. Atualmente, de acordo com o Palácio do Planalto, o Brasil já é o quarto país que mais recebe recursos do International Climate Finance (ICF), o principal programa britânico para financiamento de projetos na área. São cerca de 260 milhões de libras, o equivalente a R$ 1,4 bilhão.

O encontro entre Lula e o premiê britânico foi saudado também pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq que considerou o resultado do ato diplomático como “excelente”.

A agenda de Lula na Inglaterra

No encontro bilateral, o presidente brasileiro também tratou das relações comerciais e destacou que o futuro pode “trazer parcerias ainda mais importantes”. “Esta é a retomada das relações do Brasil com o mundo, após um período de isolamento. Temos interesse em discutir formas de aumentar nosso relacionamento comercial”, comentou Lula. O tema paz mundial também foi abordado na conversa entre os líderes.

Esse foi o primeiro compromisso da agenda de Lula no país, onde chegou na manhã desta sexta (pelo horário de Londres), para participar da cerimônia de coroação do rei Charles III, amanhã (6). O evento, que deverá atrair a atenção de boa parte do planeta, será realizado na lendária Abadia de Westminster. Mais de 2 mil convidados são esperados. Charles III sucedeu a rainha Elizabeth II após a morte da monarca em setembro de 2022.

Lula vai a Londres para coroação de Charles III, e recebe convite do Japão para reunião do G7

Ainda hoje, Lula também participa de uma recepção oferecida pela família real britânica às delegações estrangeiras. Desde que assumiu o mandato presidencial, em janeiro, essa é a segunda viagem do presidente à Europa – ele esteve em Portugal e na Espanha no final do mês passado.

O presidente também já esteve na Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Os encontros internacionais marcam a retomada das relações diplomáticas brasileiras, depois de o Brasil ter praticamente virado um pária internacional durante o governo de Jair Bolsonaro.


Leia também


Últimas notícias