sem novidades

Pesquisa Ipespe reforça estabilidade: Lula lidera com 44% e Bolsonaro tem 36%

Ciro Gomes tem 8% e Simone Tebet, 5%. Brancos e nulos são 3%, enquanto 2% se manifestaram dizendo não saber em quem votar

Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Na anterior, o petista aparecia com os mesmos 44% e o candidato à reeleição tinha 35%

São Paulo – Segundo pesquisa do Instituto Ipespe, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança da corrida eleitoral à Presidência da República. Ele tem 44% das intenções de voto, ante 36% de Jair Bolsonaro (PL). No estudo anterior, o petista aparecia com os mesmos 44% e o candidato à reeleição tinha 35%.

O estudo é feito pelo telefone, e os entrevistados ouvem uma lista com os nomes dos concorrentes. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 8% e a senadora Simone Tebet (MDB), 5%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos.

Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram mencionados por 1% dos entrevistados cada um. Além deles, Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. Votos em branco e nulos são 3%, enquanto 2% se manifestaram dizendo não saber.

Cenário mantido

No levantamento anterior, do dia 3, Roberto Jefferson (PTB) aparecia na lista. Mas sua candidatura foi suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ele foi substituído por Kelmon. Sofia Manzano (PCB) e Pablo Marçal (Pros) apareceram entre os nomes da pesquisa atual, mas não foram citados. Segundo o Ipespe, a candidatura de Marçal foi indeferida depois de o levantamento ser registrado.

O instituto ouviu 1.100 pessoas quarta-feira e ontem (7 a 9). O levantamento foi registrado no TSE sob protocolo BR-07606/2022.

Leia também: