Eleições 2022

Lula cresce três pontos e vai a 44%, mostra pesquisa FSB

Ex-presidente Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro de nove para 13 pontos percentuais na sondagem estimulada. Enquanto Lula cresce, Bolsonaro cai um ponto

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula agora conta com 44% do eleitorado, segundo a pesquisa FSB divulgada nesta segunda-feira

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral para a presidência da República. Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25) pelo Instituto FSB mostra que Lula cresceu três pontos percentuais em relação à última pesquisa do mesmo instituto, realizada há 15 dias.

Lula tinha 41% e agora conta com 44%, enquanto Bolsonaro tinha 32% e caiu para 31%. A diferença entre os candidatos, que era de nove pontos, agora está em 13 pontos. Os dados são de sondagem estimulada, quando a lista de candidatos é apresentada aos pesquisados. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, margem que é superada em dois pontos pelo crescimento de Lula e recuo de Bolsonaro.

O levantamento desta segunda mostra ainda estabilidade de Ciro Gomes (PDT), que manteve 9% de intenções de voto, que o colocam em terceiro lugar na pesquisa. Simone Tebet (MDB), principal aposta da chamada terceira via, aparece logo em seguida, com 2%. O percentual é o mesmo de André Janones (Avante). Pela margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados com todos os demais pré-candidatos que somaram 1% ou menos.

Pesquisa espontânea

A pesquisa desta segunda-feira também monitorou as intenções de voto em um cenário espontâneo, ou seja, em que não apresenta uma lista de pré-candidaturas aos eleitores entrevistados.

Neste caso, Lula segue na liderança com boa margem de distância para Bolsonaro. O petista tem, segundo o levantamento, 40% das intenções de voto, ante 30% do ex-capitão. Ciro Gomes segue em terceiro lugar, mas com apenas 3%. Os dados ficaram estáveis na comparação com o último levantamento.

Perfil dos eleitores

De acordo com o levantamento, o eleitorado feminino, os eleitores mais jovens, pessoas com escolaridade até o ensino fundamental, os católicos, os mais pobres e os moradores do Nordeste são aqueles que apontam uma preferência maior por Lula.

Bolsonaro, por sua vez, reúne a simpatia maior entre os homens, as pessoas na faixa média de idade, aqueles que têm ensino superior, os evangélicos, os mais ricos e os moradores do Norte e do Centro-Oeste do Brasil.

Segundo turno

Ainda segundo a pesquisa FSB, Lula venceria qualquer um dos adversários em disputas de segundo turno. Contra Bolsonaro, a principal disputa monitorada, o petista soma 54% das intenções de voto, ante 36% do ex-capitão. Já em um eventual segundo turno contra Ciro, Lula venceria o pedetista por 48% a 32%. Simone Tebet teria apenas 25%, ante 54% do ex-presidente.

Leia também: ‘Faltam 70 dias’: contagem regressiva para eleição põe Lula em destaque no Twitter

O instituto ainda mediu o desempenho de Bolsonaro em outros dois cenários sem a presença de Lula. Contra Ciro, o atual presidente aparece com 38% das intenções, ante 49% do pedetista, uma desvantagem de 11 pontos percentuais. Já contra Simone Tebet, Bolsonaro teria 41% o mesmo percentual somado pela senadora.

Para chegar aos resultados, o instituto FSB ouviu 2 mil eleitores entre sexta-feira e ontem (22 a 24). A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo banco BTG Pactual e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05938/2022.


Com informações da revista CartaCapital