Abalo

Turquia e Síria registram novo terremoto de grandes dimensões

É o segundo terremoto na região neste mês. No primeiro, registrado no dia 6 de fevereiro, foram ao menos 46 mil mortos

Unocha/Ali Haj Suleiman
Unocha/Ali Haj Suleiman
No dia 6, o tremor foi de magnetude 7,8 na escala Richter. Já o de hoje, de 6,3

São Paulo – A Turquia e a Síria registraram mais um terremoto de grandes proporções hoje (20). O país ainda busca por desaparecidos do último dia 6 de fevereiro. Naquele dia, um tremor deixou ao menos 46 mil mortos. Ainda são inúmeros desaparecidos, de acordo com as autoridades. Desde então, os países registraram mais de 6 mil tremores secundários. Contudo, o de hoje foi o maior deles.

No dia 6, o tremor foi de magnitude 7,8 na escala Richter. Já o de hoje, de 6,3. Os epicentros são próximos, no Sul da Turquia, fronteira com a Síria. O horário de registro do tremor foi 20h04 hora local, ou 14h04, horário de Brasília. Ainda não há informações sobre mortos e feridos. Entretanto, o novo terremoto seguramente dificulta a busca por corpos e sobreviventes, além da reconstrução da região.

A comunidade internacional se mobiliza para ajudar os países. O governo federal brasileiro já encaminhou ajuda humanitária com equipes de resgate e salvamento. São militares e civis de diferentes estados que estão no país para ajudar nos esforços. “Equipamentos emergenciais foram enviados através da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, embarcaram na operação de assistência humanitária 40 pessoas, inclusive 34 especialistas bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mais pessoal médico e de defesa civil”, informa o Planalto.

Já os Estados Unidos enviaram 185 bilhões de dólares, de acordo com o Departamento de Estado. O secretário Antony Blinken disse que Washington “ajudará pelo tempo necessário”.