Obama critica passado de Romney como executivo em primeiro comício

Columbus – O presidente Barack Obama usou seu primeiro comício político da campanha de 2012 neste sábado para atacar o republicano Mitt Romney por ter aprendido “as lições erradas” como CEO, e […]

Columbus – O presidente Barack Obama usou seu primeiro comício político da campanha de 2012 neste sábado para atacar o republicano Mitt Romney por ter aprendido “as lições erradas” como CEO, e prometeu levar a economia norte-americana para frente se vencer um segundo mandato.

Obama, um democrata, lançou oficialmente sua candidatura à reeleição em Chicago no ano passado, mas desde então seus eventos políticos oficiais limitaram-se a levantar fundos. Isso mudou neste final de semana, e o presidente – que vem criticando o ex-governador de Massachusetts desde que ele se tornou o possível indicado do partido republicano – mostrou em sua primeira parada em Ohio que estava pronto para a briga.

Com sua esposa Michelle Obama ao seu lado e com o Air Force One como avião de campanha, Obama disse que Romney era um norte-americano patriota que tinha muito do que se orgulhar, mas censurou o ex-governador por um plano econômico que iria favorecer os ricos.

”Ele administrou uma grande empresa financeira e administrou um Estado, mas eu acho que ele tirou as lições erradas dessas experiências”, Obama disse à multidão. O presidente vestia uma camisa, mas sem gravata e paletó. “Ele sinceramente acredita que se CEOs e investidores ricos como ele enriquecem, o restante de nós automaticamente irá prosperar também”, disse.

Obama disse que Romney e seus companheiros republicanos levariam o país de volta às políticas que levaram à recessão. “Nós estávamos lá, nós lembramos, e nós não voltaremos. Estamos levando esse país para frente”, disse Obama.

“Para frente” é o último slogan da campanha de Obama, e as pessoas na multidão seguravam cartazes com essa frase. Romney cita sua experiência como empresário como uma força e acusa Obama de não fazer o bastante para tirar a economia norte-americana da depressão.

O presidente espera recuperar força com eventos em grandes arenas em Columbus, Ohio e mais tarde em Richmond, Virgínia. Ambos podem ser estados importantes na eleição de 6 de novembro.

© 2012 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED