França promete reduzir idade mínima para a aposentadoria para 60 anos

Atualmente, os trabalhadores franceses só podem se aposentar a partir dos 62 anos

O primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, anunciou nesta quarta-feira (23/05) que o governo deverá promover uma reforma da Previdência, que acabará reduzindo a idade mínima da aposentadoria para os 60 anos de idade.

Atualmente, os trabalhadores franceses só podem se aposentar a partir dos 62 anos, desde que tenham contribuído com a Previdência por, no mínimo, 41 anos.

A medida foi adotada durante o governo do conservador Nicolas Sarkozy, derrotado por Hollande nas últimas eleições presidenciais, e gerou revolta entre grande parte da população do país.

Reduzir a idade mínima da aposentadoria foi uma das principais promessas do socialista durante sua campanha e, segundo Ayrault visa “corrigir e eliminar a injustiça”.

Segundo o primeiro-ministro, integrantes do governo irão se reunir com membros da sociedade civil para discutir o assunto até 14 de julho. A expectativa é que a reforma seja aprovada o quanto antes.

O premiê disse ainda que haverá debates também para discussão sobre a reforma trabalhista, incluindo questões ligadas a emprego, profissionalização, salários e condições de trabalho.