EUA vão rever política de detenção de imigrantes, diz jornal

Meta é estabelecer maior centralização e supervisão sobre um sistema que detém cerca de 400 mil imigrantes por ano

Washington – O governo de Barack Obama deve apresentar nesta quinta-feira (6) um programa de reforma da polêmica política de detenção de imigrantes, segundo o jornal The New York Times.

Citando uma fonte oficial, o jornal disse que a meta é estabelecer uma maior centralização e supervisão sobre um sistema que detém cerca de 400 mil imigrantes por ano. Os detalhes são vagos, e as primeiras medidas devem levar meses ou anos, segundo o Times.

O programa incluiria uma revisão dos contratos do governo com mais de 350 prisões locais e particulares, com a meta de “consolidar mais detentos em locais adequados para não-criminosos que enfrentam a deportação, alguns possivelmente em centros construídos e mantidos pelo governo.”

O documento diz que o governo vai parar imediatamente de enviar famílias para o Centro Residencial T. Don Hutto, uma antiga prisão em Austin (Texas), criticada por colocar crianças atrás de cercas de arame farpado.

“Estamos tentando sair do ‘tamanho único'”, disse ao jornal John Morton, secretário-assistente de segurança doméstica, que dirige a Agência de Fiscalização de Imigração e Alfândega.

A detenção em larga escala continuará, disse ele, “mas precisa ser feita de modo pensado e humano.”

Leia também

Últimas notícias