Precisa-se de voluntários na pastoral de Barretos

A Igreja Católica luta para acompanhar as crianças de Barretos. Mas precisa da sua ajuda

Vó Zilda vê o peso da neta (Foto: Aquino José)

A Pastoral da Criança da Diocese de Barretos precisa de voluntários nas mais diversas áreas para desenvolver suas ações de orientação de saúde e prevenção de doenças. Os interessados em ajudar podem obter informações nas 13 paróquias onde a entidade atua, informa a coordenadora Maristela Magalhães, de Severínia.

Presente em oito cidades da região, a Pastoral da Criança atua em dois locais diferentes em Barretos. No Centro Comunitário São João Batista, no bairro Barretos II, sete agentes acompanham cerca de 10 famílias. Além de visita domiciliar mensal, realizam um encontro para celebrar a mística da entidade e conferir o peso das crianças. A avaliação ocorre na terceira sexta-feira de cada mês, às 20 h. A principal dificuldade naquele setor da cidade é “agregar as famílias”, visto que muitas pessoas não compreendem a proposta de “informação constante” e buscam uma “ação assistencialista da Pastoral” – afirma a coordenadora Luciana Santos. No bairro Nadir Kenan, as ações da Pastoral foram interrompidas. Mas os voluntários querem retomar o trabalho na paróquia Santa Ana e São Joaquim.

No Centro Comunitário do bairro São Francisco a pesagem das crianças é no segundo sábado de cada mês, às 15 h. Atualmente, cerca de 20 crianças são acompanhadas por três voluntárias. “Precisamos formar novos agentes para ampliar o trabalho” – diz Elisângela Bastos Arantes, que se dedica ao trabalho voluntário com a garotada. Adriana de Castro Costa leva dois filhos para avaliação da Pastoral da Criança, no bairro São Francisco. Nos encontros, consegue obter mais informações sobre o desenvolvimento dos meninos e troca experiências com outras mães. Zilda Santos acompanha a neta Mariana Vazon, de dois anos e meio, nos encontros da Pastoral. Revela que a criança já esteve abaixo do peso para a idade, mas conseguiu se desenvolver com o uso de complemento alimentar oferecido pelas voluntárias.