Fiasco

Futebol masculino define seleções para as Olimpíadas: Brasil fica fora pela primeira vez em 20 anos

Atual bicampeão olímpico não conseguiu vaga para os Jogos que serão disputados em Paris entre julho e agosto

Joilson Marconne/CBF
Joilson Marconne/CBF
Seleção foi eliminada depois de perder da rival Argentina

São Paulo – Doze das 16 seleções que disputarão o torneio de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris, entre julho e agosto, estão definidas. Faltam os três representantes asiáticos, além de uma vaga de repescagem entre Ásia e África. A decepção é o Brasil, que depois de 20 anos volta a ficar fora da competição.

O vexame se consumou no último domingo (11), quando a seleção perdeu para a Argentina por 1 a 0. Com esse resultado, a própria Argentina e o Paraguai serão os representantes sul-americanos no torneio olímpico. O Brasil é o atual bicampeão. (Confira abaixo as seleções já classificadas.)

Mesmo classificado para o quadrangular final, que definiria as duas seleções classificadas, o Brasil não convenceu em nenhum momento. O time dirigido por Ramon Menezes teve, inclusive, um dos piores ataques da competição. Terminou a última fase do torneio com duas derrotas (Argentina e Paraguai, também por 1 a 0) e uma vitória (2 a 1 contra a anfitriã Venezuela, que terminou em último na etapa decisiva).

Curiosamente, antes do Torneio Pré-Olímpico o futebol brasileiro viveu mais um imbróglio judicial, que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). A alegação era de que a seleção corria o risco de não disputar a competição e, consequentemente, ficar fora das Olimpíadas. Como se viu, não adiantou.

Times já classificados para as Olimpíadas:

  • França (anfitriã)
  • Egito, Mali e Marrocos (África)
  • Argentina e Paraguai (América do Sul)
  • Estados Unidos e República Dominicana (Américas do Norte e Central)
  • Espanha, Israel e Ucrânia (Europa)
  • Nova Zelândia (Oceania)