campanha

Após entrevista de FHC, campanha de Aécio condena racismo anti-nordestino

Tucanos afirmam ter enviado ao Ministério Público de Brasília pedido de investigação e punição aos responsáveis pelas manifestações de ódio contra nordestinos pela internet

Esses Nordestinos/Divulgação

Tal como ocorreu após vitória de Dilma, em 2010, ódio aos nordestinos pulularam na internet

São Paulo – De olho no eleitorado nordestino, tradicionalmente avesso às candidaturas tucanas à Presidência da República, a campanha de Aécio Neves (PSDB) divulgou hoje (5) nota em seu perfil no Facebook pedindo “devida investigação” das “manifestações de cunho racistas e discriminatórias em relação aos cidadãos nordestinos do país.”

“A Coligação Muda Brasil apresentou à Procuradoria da República no Distrito Federal uma representação para que se promova a devida investigação dos fatos e a responsabilização de todos os autores destes crimes”, informa o comunicado, publicado na mesma semana em que eleitores do tucano, tal como fizeram em 2010, usaram as redes sociais para criticar a vitória de Dilma Rousseff (PT) nos estados do Nordeste.

“Ao que constatamos, essas manifestações estão sendo realizadas sob o anonimato, o que impede conhecer, de forma efetiva, a origem destas ações”, continua a nota, assinada pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), coordenador jurídico da Coligação Muda Brasil. “Por esta razão, esperamos que as investigações possam levar aos verdadeiros autores destes crimes, que fazem uso indiscriminado da internet para promover o ódio entre nossos próprios cidadãos.”

O informe do PSDB aparece quatro dias depois que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cacique do partido, versou em entrevista ao UOL sobre a natureza dos eleitores de Dilma. “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, disse FHC, cuja herança é reivindicada por Aécio Neves.

“Essa caminhada do PT dos centros urbanos para os grotões é um sinal preocupante do ponto de vista do PT porque é um sinal de perda de seiva ele estar apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados”, concluiu o ex-presidente. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, mais de 43 milhões de brasileiros escolheram Dilma no primeiro turno. Entre os nordestinos, 16,4 milhões – ou 59% – preferiram a presidenta.

“Eles estão fazendo uma oposição que é ridícula entre o Sudeste e o Nordeste, em termos de votos meus”, disse Dilma ontem (9) em entrevista a rádios da Bahia, em Salvador, onde cumpria agenda de campanha. “É uma visão absolutamente preconceituosa e elitista dizer que os meus votos são dos ignorantes e os ilustrados são deles. É um desrespeito com a população.”

Leia nota do PSDB na íntegra:

Diante do crescente aumento das manifestações de cunho racistas e discriminatórios em relação aos cidadãos nordestinos do país, junto às redes sociais na internet, a Coligação Muda Brasil apresentou, no dia de hoje, à Procuradoria da República no Distrito Federal, uma representação para que se promova a devida investigação dos fatos e a responsabilização de todos os autores destes crimes.

Ao que constatamos, essas manifestações estão sendo realizadas sob o anonimato, através da criação de fakes, o que impede conhecer, de forma efetiva, a origem destas ações. Por esta razão, esperamos que as investigações possam levar aos verdadeiros autores destes crimes, que fazem uso indiscriminado da internet para promover o ódio entre nossos próprios cidadãos, de forma a conhecer quem são aqueles que se beneficiam deste procedimento inaceitável.

Nossa sociedade não aceita esta tentativa de divisão discriminatória de nossos cidadãos, pois, acima de tudo, todos, juntos, temos um sentimento comum, que é o orgulho de sermos brasileiros.

Carlos Sampaio – Coordenador jurídico da Coligação Muda Brasil