Consumo

Vendas no comércio ficam estagnadas em agosto, mas crescem em relação a 2022

De janeiro a agosto, volume de vendas sobe em áreas como supermercados e combustíveis, com queda no vestuário

Reprodução
Reprodução
Segmento de hiper, supermercados e produtos alimentícios teve resultado positivo

São Paulo – As vendas no comércio varejista variaram -0,2% de julho para agosto, segundo o IBGE. No entanto, em relação a igual mês de 2022, o volume cresce 2,3%. Os resultados também são positivos no acumulado do ano (alta de 1,6%) e em 12 meses (1,7%).

Quando se inclui o chamado varejo ampliado, as vendas recuam 1,3% no mês, mas crescem 3,6% sobre agosto do ano passado. No ano, a alta é de 4,2% e em 12 meses, de 2,7%. Esse setor inclui veículos, motos e peças, além de material de construção.

De acordo com o instituto, o volume de vendas “teve equilíbrio entre taxas negativas e positivas” de julho para agosto. Os segmentos de móveis/eletrodomésticos e de tecidos/vestuário/calçados, por exemplo, caíram: -2,2% e -0,4%, respectivamente. Entre as altas, hiper/supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e combustíveis/lubrificantes, ambos com crescimento de 0,9%. No ampliado, veículos/motos aumentou 3,3% e material de construção variou -0,1%.

Na comparação com agosto de 2022, cinco das oito atividades caíram, incluindo combustíveis/lubrificantes (-3,5%). Na outra ponta, o segmento que inclui supermercados e alimentos subiu 5,6%. O setor de veículos e peças cresceu 10,8% e o atacado especializado em produtos alimentícios registrou aumento de 8,8%.

No período de janeiro a agosto, o setor de combustíveis e lubrificantes acumula expansão de 9,2% e o de supermercados e alimentos, de 3%. Veículos e peças também cresce (6,7%). Já o segmento de tecidos e vestuário cai 7,5% e o de móveis recua 7,3%.

Leia também:

Comércio termina o primeiro semestre com alta nas vendas