Supersimples alcança 6,5 milhões de novos empreendedores

Programa completa cinco anos neste mês; profissionais podem se cadastrar no Portal do Empreendedor

São Paulo – O Supersimples, sistema que visa a reduzir a carga tributária para micro e pequenas empresas, foi o assunto do programa de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (30).  Dilma Rousseff disse que neste mês de julho o programa completou cinco anos, com 6,5 milhões de novos participantes. 

Segundo a presidenta, o Brasil se destaca em relação a outros países do mundo, quanto ao incentivo para os pequenos negócios. “O Supersimples cobra, das micro e pequenas empresas, um imposto que elas dão conta de pagar. Ele simplifica a burocracia e diminui a carga de impostos, reduzindo custos e facilitando a formalização”, afirmou.

“O Supersimples e os microempreendedores individuais ajudam também a economia brasileira na medida em que geram emprego, renda e, assim, fazem com que a roda da economia brasileira gire”, afirmou Dilma. Segundo ela, a marca de 1 milhão de MEI em 2011 chega neste ano a 2,2 milhões. 

De acordo com a presidenta, os profissionais como doceiros e mecânicos tem a oportunidade de se cadastrar no Portal do Empreendedor, emitindo inclusive um carnê para pagar a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “É esse modelo, que implica no crescimento econômico e na distribuição de renda e no incentivo ao empreendedorismo que nós estamos construindo no Brasil”, disse.