Reconhecimento

Senado pode criar Diploma Paul Singer para destacar ações de economia solidária

Senador Jaques Wagner propõe o nome do precursor Paul Singer como prêmio de reconhecimento a empreendimentos econômicos solidários

Jailton Garcia/RBA (2006)
Jailton Garcia/RBA (2006)
Paulo Singer foi um dos maiores incentivadores da economia solidária no Brasil

São Paulo – Está em discussão no Senado projeto que cria o Diploma Paul Singer para homenagear pessoas ou organizações que atuam na economia solidária (PRS 49/2019). O senador Jaques Wagner (PT-BA), autor da iniciativa, destaca que Singer, que teve seus direitos políticos cassados pela ditadura, foi um dos grandes estudiosos do assunto no país.

Economista e professor, Paul Singer (1940-2018) foi um precursor dos conceitos que moveram o empreendedorismo coletivo e solidário no Brasil. Mais que isso, se empenhou para que boa parte de sua obra como pensador fosse posta em prática.

Seja como incentivador de experiências de incubadoras, associando o mundo acadêmico às comunidades, seja como criador da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), dentro do Ministério do Trabalho, no primeiro ano do governo Lula (2003). Na ocasião, o ministro do Trabalho era justamente Jaques Wagner. Ele foi professor da Universidade de São Paulo até sua aposentadoria compulsória e cassação dos direitos políticos em 1969.

Paul Singer construiu o socialismo com ideias, palavras e atitudes

Segundo Jaques Wagner, a ideia do Diploma Paulo Singer é premiar até cinco pessoas ou organizações que atuem na economia solidária. “Paul Singer sempre apostou muito na economia solidária dizendo que esse era o caminho para reativar e aquecer empregos”, disse o senador.

O relator do projeto, senador Messias de Jesus (Republicanos-RO), destacou bases da economia solidária se observarem na escolha dos premiados. “A economia solidária possui três dimensões. A dimensão econômica pressupõe a democracia e a cooperação na oferta de produtos e serviços. A cultural traz aspectos basilares, como respeito ao meio ambiente e à inteligência livre, coletiva e partilhada. Já a dimensão política, por sua vez, almeja uma transformação social e econômica que não seja baseada em grandes empresas e latifúndios, mas em um desenvolvimento construído pelas pessoas e a partir de seus valores.”

Os premiados com o diploma serão definidos por uma comissão formada por representantes de todos os partidos do Senado.

Com informações da Rádio Senado

“Paul Singer foi um sonhador e gestor dos seus sonhos”, diz Berzoini

“Paul Singer – Uma Utopia Militante”: a coerência do professor