Hip Hop e Samba

Vai-Vai faz desfile histórico e ousado no Anhembi

Escola noventona da Bela Vista voltou ao Grupo Especial com enredo sobre o Hip Hop e abriu noite de desfiles no Anhembi

Paulo Pinto/Agência Brasil
Paulo Pinto/Agência Brasil
Carro abre alas trouxe representação da estação de metrô São Bento, berço da cultura hip hop em São Paulo

São Paulo – Primeira escola de samba a desfilar na noite de sábado para este domingo, a Vai-Vai honrou sua volta ao Grupo Especial com um belo desfile sobre o Hip Hop. O enredo foi “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: um manifesto paulistano”.

A tradicional agremiação da Bela Vista, fundada em 1930, trouxe desfile assinado pelo carnavalesco Sidnei França e não se limitou a mostrar as vertentes e história do Hip Hop. Mostrou as ruas de São Paulo como espaço de disputa e uma crítica às elites e seu preconceito contra a cultura popular. Também abordou a violência policial e o encarceramento da juventude negra.

Personalidades da cultura Hip Hop marcaram presença, como os integrantes do grupo Racionais MCs, tendo seu líder, Mano Brown, dado o grito que deu início ao esquenta da escola. Outro personagem histórico foi Nelson Triunfo, que desfilou logo à frente da bateria de Mestre Tadeu.

Um dos carros alegóricos que mais chamaram atenção na noite trouxe uma escultura enorme da estátua de Borba Gato, incendiada, e logo abaixo a presença do militante Paulo Galo e o ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos). Paulo Roberto da Silva Lima, o Galo, foi preso e condenado por incendiar a estátua do bandeirante escravocrata paulista, em Santo Amaro, zona Sul da capital paulista.

Leia também: Estátua do Borba Gato: elite que persegue Galo vem de bandeirantes

Reprodução/X
O ministro Silvio Almeida e o militante Paulo Galo desfilam sob a estátua de Borba Gato. Reprodução/X

Destaques da noite

Apesar do impacto, a Vai-Vai não deve disputar o título com escolas que apresentaram desfiles mais suntuosos e técnicos. Destaque para a sempre forte Mocidade Alegre, do bairro do Limão, na zona Norte, que trouxe enredo inspirado na obra de Mário de Andrade.

Outra agremiação que apresentou um Carnaval imponente e foi colocada como favorita ao título é a Império de Casa Verde, com enredo em homenagem a Fafá de Belém. A escola foi terceira colocada nos dois últimos carnavais e, também por isso, se credencia para voltar no desfile das campeãs.