Arte na rua

Grupo teatral leva Paulo Freire e música em apresentações nos sábados de março em São Paulo

A tradicional Cia do Tijolo comemora retorno após a pandemia e centenário do educador, em quatro apresentações gratuitas

Flávio Barollo/Divulgação
Flávio Barollo/Divulgação
Grupo levará teatro, música e poesia a partir deste sábado

São Paulo – A partir de amanhã (4) e nos outros três sábados do mês de março, a Cia do Tijolo vai levar o Corteja Paulo Freire a diversas regiões da capital paulista. É uma série de apresentações que celebra a volta do grupo teatral, após a parada forçada pela pandemia, e também o centenário do educador, nascido em 1921 em Recife.

Assim, neste primeiro sábado do mês, a concentração começa às 14h30, com saída as 15h do Engenho Teatral (rua Monte Serrat, 120, Tatuapé, na zona leste). O destino é o CEU Carrão, na mesma rua. Criado em 2008, o grupo sai com seus bonecos gigantes, em atividade com companhias parceiras (Engenho Teatral, Pombas Urbanas, Cia dos Inventivos e A Próxima Companhia). A realização é feita com a Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Bonecos gigantes

“Como no carnaval de Olinda, no momento da saída do Homem da Meia-noite que inaugura o carnaval, como nas saídas de santo ou nas procissões católicas, nos juntaremos aos nossos bonecos gigantes para
abrir nossos trabalhos após o fim da pandemia. Junto de nós, o aniversariante, nosso personagem principal, Paulo Freire”, afirma a Cia do Tijolo, que surgiu a partir de uma homenagem a Patativa do Assaré, no espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô.

Além de Patativa, autor de Cante lá que eu canto cá, o grupo traz bonecos de outros personagens homenageados. Assim, o poeta Federico Garcia Lorca, a teóloga Ivone Gebara e dom Helder Câmara, o “bispo vermelho”, desfilam nas apresentações da companhia.

(Foto: Flávio Barollo/Divulgação)

Na sequência, no dia 11, o cortejo sairá da sede do Instituto Pombas Urbanas, no Centro Cultural Arte em Construção (avenida dos Metalúrgicos, 2.100, Cidade Tiradentes, também na zona leste), para a Praça Brincante, em frente ao centro. Nos mesmos horários. A duração da atividade, gratuita, é de 90 minutos.

Leia também: TVT encerra semana de celebração ao Ano Novo Chinês com documentários educativos

Já no dia 18, a concentração é na Cia dos Inventivos (rua Limeira, 19, Quinta da Paineira, perto do metrô Vila Prudente, zona leste. Por fim, no dia 25, saída da sede da Próxima Companhia (rua Barão de Campinas, 529, Campos Elíseos) para o Elevado João Goulart, o Minhocão, região central. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais (www.facebook.com/ciadotijolo e www.instagram.com/ciadotijolo).



Leia também


Últimas notícias